Pré-Obra: conheça as práticas essenciais para uma execução perfeita no canteiro de obras

image1 4

Em todo e qualquer projeto, temos diversas etapas a serem compridas até chegar ao objetivo final e, na construção civil não é diferente. Depois de todo o processo inicial que consiste em planejamento, limpeza do terreno, terraplanagem e compactação do solo, é de extrema importância pensar no próximo passo: o canteiro de obras. 

Se você quer saber como garantir o sucesso da sua obra, o canteiro de obras é o primeiro passo. Continue lendo e descubra tudo o que você precisa saber!

 

O canteiro de obras

Sem um canteiro de obras organizado é ainda mais difícil garantir um resultado efetivo. Portanto, antes de iniciar a construção você deve prestar atenção aos mínimos detalhes a fim de aumentar a produtividade da equipe, diminuir riscos de incidentes e até desperdícios de materiais.

De acordo com a lei NR 18 – que prevê as condições de segurança e saúde na indústria da construção – as obras devem apresentar instalações sanitárias, local para refeições e vestiário. Entretanto, temos outros pontos importantes que não devem ser negligenciados, sendo eles:

 

Tampar o terreno com tapume ou muro

É primordial em uma obra que ela seja cercada com tapumes para a proteção dos trabalhadores, dos materiais armazenados e dos indivíduos que passam ao redor. Se descumprida essa regra, pode ser aplicada uma multa prevista em lei pela prefeitura da cidade.

 

Layout e logística

O layout tem como função melhorar o fluxo do trabalho, então é necessário pensar estrategicamente onde cada item ficará instalado, assim ninguém perde tempo procurando materiais ou se deslocando constantemente até algum equipamento distante. Vale ressaltar também que o layout deve ser de fácil acesso para todos os trabalhadores. 

Para auxiliar nesse processo, você pode imaginar e criar um projeto inicial, a mão mesmo, usando a criatividade para desenhar onde ficarão as entradas e saídas do terreno, área de descarregamento e o barracão da obra – (espaço alugado ou construído para armazenamento de materiais, equipamentos e banheiros).

 

EPIS

Os equipamentos de proteção individual são imprescindíveis quando falamos de canteiro de obras. De acordo com a NR 6, eles precisam ser utilizados por todos os funcionários presentes na obra, garantindo proteção contra qualquer tipo de acidente no horário de trabalho. Os mais utilizados no ramo da construção civil são:

  • Óculos de proteção
  • Protetores auriculares
  • Capacetes
  • Cinto de segurança para trabalho que envolva altura
  • Luvas

Lembre-se que todos os EPIS devem ser utilizados individualmente e cada funcionário deve ter o seu, usando sempre da maneira correta. A segurança do canteiro de obras depende de cada funcionário!

 

Estoque de materiais

O estoque é extremamente importante para evitar desperdícios em toda a construção. Se armazenado de maneira incorreta, pode acarretar em perda de grandes quantidades de materiais. 

Cada material tem sua melhor forma de armazenagem, como por exemplo a areia e pedra, que devem ser armazenadas de forma prática para os carrinhos de mão e dentro de uma área coberta para casos de chuva. Já para materiais elétricos é recomendado que seja adquirido apenas próximo da utilização ou então armazenado dentro do local de obra.

 

Limpeza e organização

Outro ponto importante é a organização e limpeza do canteiro de obras, ninguém gosta de trabalhar em um ambiente sujo, né? Além de prejudicar a organização e consequentemente a eficiência.

Certifique-se de que o lixo está sendo recolhido diariamente e se possível, os resíduos devem ser reciclados ou reutilizados, como é o caso de blocos, telhas, azulejos, madeiras e papelão.

Se os materiais estiverem muito prejudicados, o correto é descartá-los em caçambas, lembrando que é válido garantir que a empresa que fornece essas caçambas se desfaça do lixo da maneira correta, sem prejudicar o meio ambiente.

 

A documentação

Depois de passar por diversas etapas da pré-obra, ainda temos uma etapa a ser cumprida até enfim ligar a betoneira e começar a obra: verificar a documentação. 

Pode parecer burocrático, mas vale a pena verificar se todos os documentos foram emitidos corretamente e fazer um checklist para evitar dores de cabeça no andamento da obra e possíveis interrupções e atrasos. Sendo assim, verifique os seguintes documentos:

Registro de imóvel: para garantir o direito e deveres da sua propriedade

Alvará de construção: para comprovar que o projeto segue todos os regulamentos exigidos

Anotação de responsabilidade técnica (ART): para garantir que o projeto seja executado como foi orientado

 

Gostou do conteúdo? Confira mais conteúdos como esse em nosso blog e redes sociais!

Construa com
ferro e aço da Udiaço

Seja reforma ou construção, a Udiaço tem a melhor solução para levar até você produtos e serviços com qualidade e eficiência.

Quer saber como a Udiaço construiu uma história de confiança, qualidade e eficiência?

Matérias relacionadas