O desperdício na construção civil pode gerar muitos custos para o setor, além de causar diversos impactos ambientais.
A falta de planejamento, a má aplicação de materiais e o consumo exagerado podem ser prejudiciais para o andamento da obra. Por isso, realizar um planejamento adequado e contar com profissionais especializados é fundamental para obter bons resultados.
Confira mais sobre o assunto.
Tipos de desperdício na construção civil
O desperdício de materiais de construção pode ocorrer de diversas maneiras. Pedaços e sobras de aço, madeira, telhas, tijolos, cimento e areia são exemplos de perdas materiais. Isso acontece quando:
- os materiais e recursos não são bem utilizados;
- há mais material que o necessário;
- os materiais não são devidamente estocados, gerando danos;
- os resíduos não são bem administrados, gerando descarte de materiais de valor.
Como evitar o desperdício de materiais na construção civil?
É necessário focar no planejamento. Ter um plano de obras ajuda a direcionar as atividades que devem ser realizadas, em qual momento serão feitas e quais recursos serão necessários para isso. Isso é importante para evitar o desperdício de materiais.
Além disso, pode-se optar por utilizar materiais 100% recicláveis, como o aço, que está no topo do ranking entre os materiais mais reciclados no Brasil. A razão é compreensível, visto que este material é utilizado para a confecção de uma série de produtos, peças e objetos.
Para se ter uma ideia, em termos numéricos, 49% de todo o aço descartado no país é reciclado, voltando quase que integralmente às indústrias.
A Udiaço pensa na preservação da natureza, por isso, nossos produtos são voltados para esse propósito. Por aqui, o desperdício de materiais em sua obra fica apenas na possibilidade.
Com nossa tecnologia, oferecemos o serviço de corte e dobra de aço, tornando o processo da construção mais fácil para o consumidor, além de reduzir o lixo. Com ele, é possível obter mais praticidade em sua obra.
Gostou do conteúdo? Quer ficar por dentro de nossas atualizações? Acompanhe nosso blog e siga a Udiaço nas redes sociais!
- Instagram @udiaco_oficial
- Facebook/Udiaço