O aço é a liga metálica mais versátil e importante, sendo produzido em uma ampla variedade de tipos e formatos, cada um capaz de satisfazer com eficiência uma ou mais aplicações.
Tal variedade resulta da necessidade contínua de adequação do produto às exigências de aplicação específicas que surgem no mercado, seja pela necessidade de controlar composições químicas ou para assegurar propriedades específicas, o que inclui a forma final (chapas, perfis, tubos, barras, etc.).
Existem mais de 3.500 tipos diferentes de aço e cerca de 75% deles foram desenvolvidos nos últimos 20 anos. Isso mostra uma grande evolução no setor. Dois dos principais tipos são o aço de construção civil e o aço mecânico industrial e é sobre eles que vamos falar hoje.
Aço de construção civil
Formado a partir de Ferro (Fe), Carbono (C) e outros componentes químicos, o aço para construção civil está entre os materiais mais resistentes e duráveis produzidos em larga escala pelo ser humano.
O metal possui inúmeros usos dentro da engenharia, servindo como matéria-prima na confecção de vigas, pilares, chapas, barras, canos, tubos, perfis e até telhas.
Em construções, pode aparecer tanto em edificações, para a montagem de uma estrutura-base, quanto na forma de armaduras, como complemento ao concreto armado.
Aço mecânico industrial
O aço mecânico industrial tem uma utilização diferente do destinado à construção civil. No país, o aço é usado principalmente para fabricar peças como rolamentos, eixos, engrenagens, máquinas que fazem os produtos de consumo, entre outros.
A composição do aço mecânico também contém aço carbono, e uma extensa variação de elementos de liga que, em conjunto com diferentes tipos de tratamentos térmicos, proporcionam grande variedade de aplicações. É importante ressaltar que o aço está presente em praticamente todos os locais na indústria, se tornando um elemento muito importante para esse setor.
Afinal, qual a diferença entre esses aços?
A diferença entre o aço mecânico industrial e o aço usado na construção civil são suas propriedades. Cada um é pensado para oferecer o melhor desempenho para as aplicações.
O aço mecânico industrial é produzido com o objetivo de construir bens de consumo e fabricar ferramentas necessárias para a indústria.
Já o aço utilizado na construção civil é projetado para que a obra seja mais segura e também minimiza o peso da estrutura, sendo utilizado na construção de casas, edifícios, pontes, etc.
Qual a semelhança entre esses aços?
Ambas essas famílias, bem como todo material metálico (aços, ferro fundido, cobre, bronze, alumínio) tem muito pouco impacto ambiental, ou seja, sempre são recicláveis após o uso inicial. Centrais de coleta e classificação reencaminham a sucata para as usinas siderúrgicas, onde voltam a ser fundidos com ajustes na composição química, e entregues novamente para uso com todas as características físicas e químicas originais.
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a Udiaço nas redes sociais e fique por dentro de outros temas relacionados à construção civil!