A construção civil está presente na sociedade desde os seus primórdios. Foi a partir da construção de abrigos, que o homem conseguiu alcançar maior segurança e qualidade de vida. Atualmente, a área destaca-se pela sua abrangência, que permite diversas possibilidades, e está em constante difusão e em crescente expansão.
O mercado da construção civil está em crescente expansão, e essa é uma boa notícia para aqueles que desejam realizar a sua formação nessa área. De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção, o setor terá uma projeção de crescimento de 3,5% em 2022.
Porém, por englobar diversas carreiras, é importante que o profissional se atente com relação às possibilidades de ingresso no mercado de trabalho e as principais tendências da indústria para garantir seu sucesso profissional.
Mercado de trabalho
O profissional que deseja ingressar na construção civil, pode atuar como construtor, ofício que envolve o trabalho prático e exige um menor domínio teórico da área, como pode optar por profissões que envolvam maior domínio técnico de algumas funções.
Os cursos técnicos ganham destaque por terem um menor prazo de formação. Títulos como o de técnico de obras, possibilitam um ingresso rápido do profissional no mercado, e, além disso, os desafios práticos aplicados na formação do aluno também permitem que ele esteja apto para lidar com a rotina do setor.
A engenharia civil com certeza é a primeira profissão que vem à mente quando o assunto é o setor da construção civil. O trabalho desenvolvido por esse profissional é centrado na área de exatas, e se dedica no desenvolvimento de uma infraestrutura construída em diversas escalas, sendo as mais procuradas as áreas de Engenharia de Cálculos ( Projetos ) e Engenharia de Obras ( campo ).
Em contrapartida, a arquitetura é a área que se dedica na projeção dos espaços, de acordo com as necessidades compreendidas em um projeto. Esse profissional se preocupa com as funcionalidades qualitativas, sendo responsável pela concepção de uma obra.
É importante ressaltar que a construção civil se pauta como um ofício coletivo e que exige o trabalho conjunto de diversos profissionais. Sendo assim, é importante que a escolha do segmento que se deseja seguir, seja feita a partir do autoconhecimento e consciência de que cada área de atuação constrói a totalidade de um projeto. Por exemplo: Mestre de Obras, Pedreiro, Carpinteiro, Armador, etc.
Como se destacar
É fundamental elencar aspectos importantes para que um profissional se destaque na construção civil. A adoção de novas tecnologias, assim como o cuidado com a sustentabilidade são recursos que fazem a diferença quando o assunto é se destacar na área.
O profissional, deve buscar ferramentas e estar sempre antenado nas novas tendências tecnológicas, novos materiais, pois a tecnologia vem trabalhado para aperfeiçoar a performance de construções, evitando erros em projetos, assim como o desperdício de material, que gera prejuízos ambientais a sociedade.
É importante também, frisar a importância da capacitação contínua do profissional, pois, aqueles que investem em capacitação e treinamentos, garantem a constância na qualidade de um projeto, possibilitando o aprimoramento, melhores oportunidades de atuação e maior eficiência no mercado.
Além de muito preparo e foco no segmento de atuação, é fundamental que o profissional da construção civil se atente em consolidar parcerias que garantam qualidade e consistência em seus projetos, e a Udiaço é a parceria certa, oferecendo, desde 1989, soluções de ferro e aço para armaduras de concreto.
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a Udiaço nas redes sociais e fique por dentro de outros temas relacionados à construção civil!