Saiba qual é a melhor opção para a sua obra: aço CA-50 ou CA-60?

Aço CA-50 ou Aço-CA-60? Muita gente não sabe a diferença entre esses dois materiais – suas vantagens e desvantagens em cada caso, por exemplo – e, por isso, acaba correndo o risco de comprar o produto inadequado errado para o seu projeto de construção civil. Para garantir a segurança e perfeição da construção e atender às exigências dos órgãos reguladores,  é necessário utilizar o tipo de aço ideal para cada tipo de estrutura. Você conhece as diferenças, características e finalidades entre os dois tipos? Eles se diferenciam, basicamente, pela sua composição química e resistência. 

Os vergalhões, comumente utilizados na armação de pilares, vigas, fundações e lajes, são encontrados em aço do tipo CA-50 e CA-60. A sigla CA significa apenas “Concreto Armado”. A principal diferença entre eles é a resistência, que é medida em MPa. O MPa significa Mega Pascal, que é uma unidade padrão de pressão dentro das Normas Técnicas modernas, sendo que 1 MPa = 10,19 kgf/mm². Ele é obtido através de um ensaio padronizado, chamado ensaio de resistência à tração de corpos de prova, que é feito dentro de certos critérios pré-estabelecidos. O CA-50 possui a resistência característica de 500 MPa. Já o CA-60 possui a resistência característica de 600 MPa. O número gravado na estrutura das barras de aço representa a resistência que o aço permite ao escoamento. O CA-60 apresenta resistência de 60 kgf/mm2 (600 MPa), enquanto o CA-50 resiste à  50 kgf/mm2 (500 MPa).

O CA-50 é um aço laminado a quente, com características que superam as exigências da NBR 7480-2007, criado pelos técnicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas, gerando maior segurança de utilização, além de garantir alta aderência ao concreto. Suas barras são retas e apresentam um comprimento de 12 metros. Mas o material também é fornecido em barras dobradas, em qualquer quantidade solicitada e nas medidas conforme o seu projeto. O  aço do tipo CA-50 proporciona muito mais segurança à estrutura como um todo, uma vez que seus padrões de fabricação são superiores aos exigidos pela NBR 7480. Outro destaque é a sua grande aderência ao concreto. Embora disponível em barras de 12 metros de comprimento, as dimensões das barras dobradas variam, uma vez que podem ser produzidas em quantidades personalizadas, de acordo com a demanda da obra. Os vergalhões CA-50 que possuem entre 6,3 mm e 40 mm oferecem algumas vantagens extras, como a capacidade de solda a topo. É, por isso, utilizado em estruturas mais pesadas.  

Já o CA – 60 é produzido com aço de baixo teor de carbono, apresentando ótima soldabilidade, além de maior aderência do aço ao concreto, melhor ancoragem nas estruturas e melhor combate à fissuração do concreto. As barras retas também têm comprimento de 12 metros, sendo também fornecido em barras dobradas, em qualquer quantidade. O aço do tipo CA-60 também atende às exigências da ABNT NBR 7480, além da certificação emitida pela ABNT/Inmetro. Ele oferece uma excelente aderência – assim como o CA-50, o CA-60 dispõe de alta soldabilidade, prevenindo também a fissuração do concreto. A disponibilidade é idêntica ao CA-50: em barras retas de 12 metros ou, conforme demanda e necessidade, em barras dobradas. O CA-60 ainda oferece boa diversidade de aplicações: pode ser utilizado na produção de vigotas de lajes pré-fabricadas, treliças, armações para tubos e pré-moldados, por exemplo. Esta categoria de vergalhões é fornecida nas bitolas de 4,2; 5,0 e 6,0 mm.

Construa com
ferro e aço da Udiaço

Seja reforma ou construção, a Udiaço tem a melhor solução para levar até você produtos e serviços com qualidade e eficiência.

Quer saber como a Udiaço construiu uma história de confiança, qualidade e eficiência?

Matérias relacionadas