fbpx

A importância das normas de segurança no canteiro de obras

As Normas Regulamentadoras, mais conhecidas como NR’s, são procedimentos obrigatórios que devem ser cumpridos em todas as empresas, sejam elas públicas ou privadas. O principal objetivo delas é garantir a saúde e segurança dos colaboradores. 

Atualmente, temos 36 normas vigentes no Brasil relacionadas a equipamentos de segurança, rotulagem de produtos, sinalizações obrigatórias, treinamentos, tipo de armazenamento adequado de materiais, entre outras. 

Dentre as NRs, temos algumas que se aplicam em todas as atividades econômicas, sendo consideradas mais genéricas e outras que são normas setoriais, ou seja, são aplicadas em determinados setores.

O canteiro de obras é uma área mais propensa a acidentes por conta do manuseio de ferramentas cortantes e/ou perfurantes, trabalho em locais de difícil acesso e contato com produtos tóxicos.  

Portanto, o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é indispensável para proteger os trabalhadores em diversos aspectos, dentre eles podemos citar: capacete, viseira ou óculos, máscaras, luvas, protetor auditivo, botina e cinto tipo paraquedista. 

Assim sendo, o empregador tem o dever de: 

  • Fornecer os EPIs e EPCs adequados
  • Orientar o uso correto dos EPIs e EPCs
  • Fiscalizar o uso dos EPIs
  • Punir os empregados que não utilizam os EPIs corretamente. 

Outra proposta prevista nas NRs que auxilia na segurança da obra é a implementação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que é responsável por divulgar informações sobre segurança e saúde, além de inspecionar as condições de trabalho.

Garantir a segurança no ambiente de trabalho é um dever de todos, tanto da empresa fornecendo equipamentos necessários, quanto dos colaboradores na utilização correta dos EPIs e, também contribuindo para a conscientização da equipe. 

Vamos reduzir os índices de acidentes e proporcionar um trabalho mais seguro? 

 

Gostou do conteúdo? Confira outras matérias exclusivas sobre o ramo da construção civil aqui em nosso blog. 

By | 2021-07-22T18:54:49-03:00 22/07/2021|Construção|