O Programa de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) refere-se a um conjunto de práticas e procedimentos que visam garantir a segurança e o bem-estar dos colaboradores, além de minimizar o impacto ambiental de uma organização. O objetivo é criar um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos os colaboradores.
O SSMA é composto por três áreas principais: saúde, segurança e meio ambiente. A área de saúde se concentra em garantir que os funcionários tenham acesso aos cuidados de saúde adequados e que a exposição a substâncias perigosas seja minimizada. Já a área de segurança tem como objetivo a prevenção de acidentes de trabalho e na minimização do risco de lesões e danos à propriedade. E por fim, a área de meio ambiente é para minimizar o impacto ambiental das operações da empresa, recebendo a emissão de poluentes e garantindo a conformidade com as regulamentações ambientais.
Confira os benefícios da implementação do Programa de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA), e como criar um sistema de gestão.
Benefícios da segurança, saúde e meio ambiente (SSMA) para empresas
De acordo com pesquisa da Deloitte, encomendada pelo Great Place to Work (GPTW), empresas que investem em um ambiente seguro e saudável, 67% dos colaboradores se sentem mais produtivos. De forma resumida, um programa bem estruturado ajuda as empresas a:
- Prevenir acidentes de trabalho;
- Cumprir a legislação e as regulamentações ambientais e trabalhistas;
- Identificar perigos e controlar riscos;
- Reduz a ausência e a rotatividade dos funcionários, levando a uma maior estabilidade e consistência
Essas regulamentações são protegidas por governos e agências para garantir que as empresas estejam operando de forma segura e ambientalmente responsável.
Como criar um Sistema de Gestão de SSMA?
A eficácia de um programa de SSMA está diretamente ligada à existência de processos bem estruturados. Para montar um sistema de gestão de segurança é necessário definir os indicadores adequados, tais como:
- Número de acidentes de trabalho;
- Tipos de acidentes;
- Frequência de acidentes;
- Gravidade de acidentes;
- Quantidade e tipo de material e de resíduos gerados.
Mensurar corretamente esses indicadores é fundamental para a implementação de um sistema de SSMA eficaz.
Designe um responsável
O profissional deve ter experiência e qualificação para liderar o projeto, com amplos conhecimentos sobre saúde, segurança no trabalho e políticas ambientais.
Crie um comitê de especialistas
Em seguida, o profissional se encarregará de formar um comitê composto por gestores de cada uma das áreas, bem como seus representantes.
Faça um diagnóstico da empresa
Essa equipe fará um diagnóstico geral, com a avaliação dos riscos envolvidos em suas atividades, bem como de seus pontos fortes e pontos que precisam de aprimoramento.
Consulte os trabalhadores
Faça uma pesquisa para ouvir os funcionários que estão na linha de frente das operações. Eles sabem, melhor do que ninguém, os detalhes e riscos no dia a dia dos canteiros de obras.
Entenda das leis e das regulamentações
Saiba a regulamentação atual aplicada nos setores de saúde e segurança no trabalho, bem como das legislações federais, estaduais e municipais de cada área de atuação.
Crie as políticas de SSMA
Com base nas informações das etapas anteriores, é hora de criar as diretrizes bem como os indicadores que irão refletir as prioridades.
Treine e monitore
Com as políticas estabelecidas, o próximo passo é comunicá-las a todos os departamentos envolvidos e criar formas de controle e monitoramento.
O Abril Verde é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Nesse sentido, a implementação de um programa de SSMA eficaz é fundamental para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores e do meio ambiente.
Para alcançar esse objetivo, as empresas precisam promover uma cultura de segurança no local de trabalho e implementar medidas de controle que identifiquem os perigos e reduzam os riscos para todos os funcionários.
Gostou do conteúdo?
Então, acompanhe a Udiaço nas redes sociais e fique por dentro de outros temas relacionados à construção civil!