fbpx

Aprenda a armazenar o seu aço com segurança

Como se sabe, o aço é um elemento fundamental na construção civil. É graças a ele que as estruturas de concreto armado ganham mais resistência e, com isso, oferecem maior segurança aos usuários. Para atingir esse objetivo é importante que o aço seja armazenado corretamente, evitando a sua corrosão, o que poderia trazer danos e, até mesmo, problemas estruturais na construção.

Um primeiro – e importante – problema que você não pode esquecer é que, quando o aço é armazenado de maneira errada, ele pode vir a perder parte da sua aderência ao concreto. Esse é um primeiro passo para a obra virar um desastre.  Por isso, desde a loja até chegar na obra, o aço precisa ser manuseado e armazenado corretamente por todos os profissionais que lidam com ele. Além disso, cada tipo ou formato de aço deve receber cuidados especiais. Confira:

Barras e fios de aço: O ponto principal aqui é guardar as barras e os fio de aço, mantendo-os sem contato direto com o solo e sempre em áreas cobertas, capazes de proteger o material da ação negativa de sol, chuva e excesso de umidade. O produto pode ficar, por exemplo, sobre caibros ou pontaletes. E lembre-se sempre de separar as barras em feixes agrupados e enrolar os fios em bitolas. Fazendo isso, você mantém o aço mais protegido e ainda diminui o espaço necessário para armazenamento. Além disso, mantenha o aço longe de instalações elétricas.

Telas de aço: Também sem contato com o solo, as telas de aço devem ser acondicionadas sobre pontaletes. Todas as telas devem ser devidamente separadas por tipo e munidas de placas de identificação. Elas podem ser guardadas em locais abertos, mas é importante utilizar uma lona ou cobertura para proteção. Vale lembrar de manter o material longe de instalações elétricas e, também, respeitar um limite de empilhamento de dois rolos ou até 50 cm.

Chapas de aço: Assim como os demais materiais mencionados, as chapas de aço também não devem ser armazenadas no chão, para evitar danos e corrosão. A dica é colocar em estantes próprias para isso ou em paletes, evitando o contato com o chão e com outros metais. Elas também ficar em um local coberto e seco.

Tubos de aço: Esse é um dos elementos que exige mais cuidados durante o seu armazenamento. Os tubos de aço devem ser estocados em prateleiras cantilever. Outra forma de armazenar os tubos de aço é utilizando estantes com braços inclinados.

Aço inoxidável: Aqui também valem recomendações feitas em outros produtos: use um local coberto, livre de umidade e sem contato com o solo. É recomendável que a estocagem desses aços seja feita em piso emborrachado, mantendo-os protegidos. Sempre que esses materiais são manuseados, é necessário o uso de luvas, ferramentas e peças de plástico, caso contrário o material pode ser danificado. O armazenamento de aço inoxidável deve ser feito separadamente dos demais aços. O contato com outros metais pode provocar a oxidação do aço inoxidável, inviabilizando o seu uso.

Como uma dica final, os aços devem ser armazenados e identificados, com informações como sua espessura, diâmetro, peso e tipo. E sempre guarde o certificado de qualidade, pois esse documento pode ser solicitado no futuro. E, por fim, não esqueça: sempre manuseie o aço com luvas e equipamentos de segurança. Além de garantir a segurança das pessoas, evita qualquer dano ao aço.

By | 2020-09-17T10:41:49-03:00 17/09/2020|Construção|