fbpx

As vantagens do uso de telas soldadas nas armaduras de concreto

As telas soldadas podem oferecer diversas vantagens na construção de sua obra. Aliás, em um processo construtivo, é de extrema importância eleger materiais com qualidade e que facilitem a construção, ajudando a otimizar os procedimentos. Portanto, vamos entender como funciona a aplicação das telas soldadas nas construções civis.

Primeiramente, vamos falar sobre o produto. Afinal, você já conhece a tela soldada?

telas soldadas
A tela soldada é a escolha ideal para a sua obra!

As telas soldadas são formadas a partir de uma armadura de aço pré-fabricada, sendo modeladas por fios transversais e longitudinais, sobrepostos e soldados entre si nos pontos de cruzamento. Estas intercepções também são conhecidas como “nós”.

Desta forma, a estrutura deste produto recebe alta resistência mecânica. Sobre os modelos das malhas, as telas são soldadas em cada nó através do caldeamento (corrente elétrica produzida por máquinas de alta precisão) e resultam em moldes quadrados ou retangulares.

Quando uma pessoa leiga ouve falar em tela soldada, a primeira coisa que vem na cabeça é: “Deve ser muito caro. Vou usar as barras amarradas com arame que gastarei menos”. Entretanto, engana-se quem pensa assim.

A engenharia moderna tem desenvolvido produtos com tecnologia voltada para um pensamento de obra industrializada, ou seja, quanto menos tempo e mão de obra for gasto, melhor.

Assim, quando se pensa em laje ou piso de concreto armado, a tela soldada é o melhor custo benefício, pois agrega a qualidade, otimização e rapidez, que ao final compensa qualquer custo financeiro.

Aliás, ao contrário do que se pensa, essa diferença é bem pequena. Vamos te explicar!

Em primeiro lugar, quando se usa a barra de ferro cruzada em cima de uma laje, geralmente, por questão de custo, deixa-se um espaçamento maior entre os fios gerando um grande vão sem ferragem para fazer a concretagem. Portanto, muitas pessoas acham que tendo um aço com uma bitola maior, ganharão reforço na laje ou piso. Errado de novo!

O que eleva a resistência na aplicação do aço em uma laje ou piso, é o espaçamento que aplicamos entre uma barra e outra. Um exemplo muito prático para se entender essa lógica é o que vamos abordar.

Então, o que seria melhor?

Vamos usar este exemplo: entre utilizar uma malha com barras de aço com bitola de Ø 8,0 mm (5/16) a cada 50 centímetros no cruzamento ou uma malha de aço com bitola de Ø 5,0 mm a cada 10 centímetros, qual você escolheria?

Acertou quem elegeu a malha 10 x 10 com aço Ø 5,0 mm!

É exatamente aí que muitas pessoas gastam mais dinheiro, pois simplesmente não procuram a ajuda de um profissional habilitado nesta área. Afinal, nas obras residenciais de pequeno porte, muitas vezes quem executa a mão de obra é o próprio dono.

Desta forma, é comum que o resultado não seja tão bom. Pois, no selamento da laje, as rachaduras que vão se acentuando no decorrer da cura do concreto quando ainda nem se tirou o escoramento. Isso pode virar um verdadeiro pesadelo na vida do proprietário.

Toda obra necessita de materiais com qualidade, concorda?

Telas mais usadas na execução de lajes ou pisos

Na versão de painéis grandes, com dimensões de 2,45 x 6,00 metros:

Obs.:Com o uso dos painéis grandes, você terá menos emendas e a carga sugerida na última coluna aplica-se para execução de pisos.

Na versão de painéis pequenos no tamanho 2,00 x 3,00 metros:

Obs.:Os painéis compactos chamados Malha Pop de populares, são comumente escolhidos para as obras menores (pequeno porte).

É necessário usar-se um espaçador para estabilizar a altura no posicionamento da tela. Para isso, foram desenvolvidos Espaçadores Treliçados de aço CA60 nas alturas: H5 – H6 – H8 – H10 – H12 – H16, entre outros.

Para a execução de armaduras em pisos de alta resistência, faz-se necessário o uso de barras de transferência ou transição para a transferência de carga no caso da passagem de caminhões ou transportes pesados com empilhadeiras.

De forma geral, o uso das telas soldadas nas armaduras de concreto só traz benefícios para a obra. Portanto, adquirir este tipo de material vai possibilitar aumentar a resistência de sua obra. Além de trazer mais aderência entre o aço e o concreto, melhorando a ligação dos elementos estruturais.

E então, entendeu um pouco mais sobre a aplicação das telas soldadas?

Não deixe de conferir os produtos da Udiaço e leve mais qualidade para a sua construção.

Até a próxima!

Leia também: Corte e dobra de aço – a solução para otimizar os processos de sua obra!

By | 2019-01-25T11:20:37-02:00 25/01/2019|Construção|