As telas soldadas podem oferecer diversas vantagens na construção de sua obra. Aliás, em um processo construtivo, é de extrema importância eleger materiais com qualidade e que facilitem a construção, ajudando a otimizar os procedimentos. Portanto, vamos entender como funciona a aplicação das telas soldadas nas construções civis.
Primeiramente, vamos falar sobre o produto. Afinal, você já conhece a tela soldada?
As telas soldadas são formadas a partir de uma armadura de aço pré-fabricada, sendo modeladas por fios transversais e longitudinais, sobrepostos e soldados entre si nos pontos de cruzamento. Estas intercepções também são conhecidas como “nós”.
Desta forma, a estrutura deste produto recebe alta resistência mecânica. Sobre os modelos das malhas, as telas são soldadas em cada nó através do caldeamento (corrente elétrica produzida por máquinas de alta precisão) e resultam em moldes quadrados ou retangulares.
Quando uma pessoa leiga ouve falar em tela soldada, a primeira coisa que vem na cabeça é: “Deve ser muito caro. Vou usar as barras amarradas com arame que gastarei menos”. Entretanto, engana-se quem pensa assim.
A engenharia moderna tem desenvolvido produtos com tecnologia voltada para um pensamento de obra industrializada, ou seja, quanto menos tempo e mão de obra for gasto, melhor.
Assim, quando se pensa em laje ou piso de concreto armado, a tela soldada é o melhor custo benefício, pois agrega a qualidade, otimização e rapidez, que ao final compensa qualquer custo financeiro.
Aliás, ao contrário do que se pensa, essa diferença é bem pequena. Vamos te explicar!
Em primeiro lugar, quando se usa a barra de ferro cruzada em cima de uma laje, geralmente, por questão de custo, deixa-se um espaçamento maior entre os fios gerando um grande vão sem ferragem para fazer a concretagem. Portanto, muitas pessoas acham que tendo um aço com uma bitola maior, ganharão reforço na laje ou piso. Errado de novo!
O que eleva a resistência na aplicação do aço em uma laje ou piso, é o espaçamento que aplicamos entre uma barra e outra. Um exemplo muito prático para se entender essa lógica é o que vamos abordar.
Então, o que seria melhor?
Vamos usar este exemplo: entre utilizar uma malha com barras de aço com bitola de Ø 8,0 mm (5/16) a cada 50 centímetros no cruzamento ou uma malha de aço com bitola de Ø 5,0 mm a cada 10 centímetros, qual você escolheria?
Acertou quem elegeu a malha 10 x 10 com aço Ø 5,0 mm!
É exatamente aí que muitas pessoas gastam mais dinheiro, pois simplesmente não procuram a ajuda de um profissional habilitado nesta área. Afinal, nas obras residenciais de pequeno porte, muitas vezes quem executa a mão de obra é o próprio dono.
Desta forma, é comum que o resultado não seja tão bom. Pois, no selamento da laje, as rachaduras que vão se acentuando no decorrer da cura do concreto quando ainda nem se tirou o escoramento. Isso pode virar um verdadeiro pesadelo na vida do proprietário.
Telas mais usadas na execução de lajes ou pisos
Na versão de painéis grandes, com dimensões de 2,45 x 6,00 metros:
Obs.:Com o uso dos painéis grandes, você terá menos emendas e a carga sugerida na última coluna aplica-se para execução de pisos.
Na versão de painéis pequenos no tamanho 2,00 x 3,00 metros:
Obs.:Os painéis compactos chamados Malha Pop de populares, são comumente escolhidos para as obras menores (pequeno porte).
É necessário usar-se um espaçador para estabilizar a altura no posicionamento da tela. Para isso, foram desenvolvidos Espaçadores Treliçados de aço CA60 nas alturas: H5 – H6 – H8 – H10 – H12 – H16, entre outros.
Para a execução de armaduras em pisos de alta resistência, faz-se necessário o uso de barras de transferência ou transição para a transferência de carga no caso da passagem de caminhões ou transportes pesados com empilhadeiras.
De forma geral, o uso das telas soldadas nas armaduras de concreto só traz benefícios para a obra. Portanto, adquirir este tipo de material vai possibilitar aumentar a resistência de sua obra. Além de trazer mais aderência entre o aço e o concreto, melhorando a ligação dos elementos estruturais.
E então, entendeu um pouco mais sobre a aplicação das telas soldadas?
Não deixe de conferir os produtos da Udiaço e leve mais qualidade para a sua construção.
Até a próxima!
Leia também: Corte e dobra de aço – a solução para otimizar os processos de sua obra!