fbpx

Automação residencial, comercial e industrial

A automação consiste no uso de tecnologia para facilitar. Em outras palavras, é o uso de um sistema ligado à internet para gerenciar itens dentro de um determinado ambiente. 

O uso dessas tecnologias permitem que os donos controlem diferentes partes do ambiente, desde aparelhos eletrônicos até portas e janelas, por meio de dispositivos remotos, como um celular ou um controle, aumentando o conforto e a comodidade e otimizando gastos com manutenção e energia.

O conceito surgiu na década de 70, nos Estados Unidos, depois da criação de controles que se conectam e comandam apenas um aparelho. Nos anos seguintes, com o desejo de facilitar o dia a dia, novas soluções foram desenvolvidas para aumentar e unir os comandos em uma única fonte. 

A indústria foi o primeiro setor a adotar as técnicas de automação. Automatizando máquinas e processos por meio de softwares e hardwares, desenvolvidos especialmente para o setor industrial, foi possível maximizar a eficiência no processo produtivo e proporcionar melhores condições de segurança para os colaboradores, podendo reduzir a necessidade de esforço humano.

Tantos são os benefícios dos processos automatizados que, essa tendência, vem se tornando uma exigência dos consumidores sobre as construtoras em casas e prédios, comerciais e residenciais. Mas, para que toda a tecnologia implantada funcione de maneira eficaz, é necessário que a construção seja pensada para isso, fazendo da fase de projetos uma parte crucial desse processo.

Focar na automação exige que cada etapa da construção seja baseada na comunicação entre dispositivos e capacidade de controlá-los por um gerenciador central. Também é necessário estratégias para minimizar obstáculos, permitindo que o sinal de rede chegue adequadamente em todas as partes da casa ou edifício. Durante a fase de planejamento, é necessário listar materiais, equipamentos e quais sistemas serão utilizados para a passagem dos sinais de rede e dos fios, pois esses fatores serão os responsáveis por garantir a funcionalidade da automatização no empreendimento. 

A fase de instalações elétricas é o ponto chave em um projeto como esse. Contar com profissionais especializados é essencial para definir o funcionamento e a segurança nas casas, prédios e indústrias. Fazer as instalações elétricas de modo correto é também uma forma de economizar energia e proteger os equipamentos de possíveis curtos e incêndios.

Hoje, com a automação, é possível regular a iluminação e a climatização dentro da residência ou do escritório conforme o gosto dos que convivem ali, aumentando o conforto e a comodidade. Outros benefícios são o monitoramento por câmeras, o gerenciamento de portas e janelas através de comandos por celular ou controle e a facilidade em acionar sistemas de emergência, que ajudam a aumentar os níveis de segurança. 

A todo momento, novos sistemas e tecnologias são desenvolvidos para serem incorporadas às construções e melhorar a eficiência das conexões, dos aparelhos e do cotidiano. É uma questão de tempo para que os edifícios inteligentes sejam realidade em boa parte do país.

By | 2021-03-04T13:49:26-03:00 14/01/2021|Construção|