fbpx

Produção de aço: etapas e processos essenciais

O aço é, basicamente, uma liga metálica formada por ferro e carbono, este último com porcentagens que podem variar entre 0,008 e 2,11%. Ele se distingue de ligas como o ferro fundido, que também tem ferro e carbono em sua composição, mas em um teor acima de 2,11%. O ferro é extraído do solo a partir de minas subterrâneas ou a céu aberto, dependendo da localização e forma do depósito mineral.

O processo geral de produção do aço possui diferentes etapas e elementos, importantes para a obtenção do produto final. A primeira etapa é a preparação da carga, que consiste em dois processos: primeiro, grande parte do minério de ferro é aglomerada utilizando-se cal e fios de coque, um combustível derivado da hulha (carvão betuminoso). Depois, o carvão mineral, elemento de suma importância na produção do aço, é processado na coqueira e transforma-se em coque.

A etapa seguinte, chamada de sinterização, tem como objetivo fundir a matéria prima já preparada em alto forno. Neste processo, o oxigênio é aquecido a uma temperatura de 1000°C e soprado pela parte de baixo do alto forno. O carvão, em contato com o oxigênio, produz o calor que funde a carga metálica e dá início ao processo de redução do minério de ferro em um metal líquido chamado ferro-gusa.

Na próxima etapa, o refino, o ferro gusa é levado para aciarias a oxigênio ou elétricas para ser transformado em aço líquido. É uma etapa extremamente importante, pois é nela onde grande parte do carbono do gusa é removida, juntamente com as impurezas presentes, dando início ao processo de solidificação em equipamentos de lingotamento contínuo, que moldam o aço já pronto e refinado em diferentes peças, como as placas e vergalhões, estes últimos bastante utilizados na construção civil, com o intuito de dar sustentação a estruturas de concreto como pilares, lajes, fundações e estruturas de contenção. 

Depois de refinado, o aço recém-produzido passa por um rigoroso controle de qualidade, onde é verificado se o material realmente é viável para uso em produtos ou serviços. O controle de qualidade é realizado através de inspeções e ensaios mecânicos, químicos e metalográficos, com o intuito de garantir não só a qualidade como a durabilidade do produto a ser distribuído.

Após a conclusão de todo o processo produtivo, as peças de aço são encaminhadas para o setor responsável pela distribuição, que é feita sob demanda do cliente. Agora você já sabe, de modo geral, como o aço é produzido.

E agora? Qual o próximo passo? 

Confira nossa próxima matéria da série “12 Curiosidades sobre o aço”, onde falaremos da utilização do aço no setor de construção civil e como sua produção se difere de outros produtos de aço. Disponível a partir do dia 3 de maio em nosso blog.

By | 2021-03-31T18:28:42-02:00 31/03/2021|Curiosidades sobre o aço|