fbpx

Beleza e sofisticação: aço para entretenimento

O aço faz parte do nosso dia a dia em diversos aspectos, até mais do que você possa imaginar. Seja na nossa casa, no nosso trabalho, nos meios de locomoção ou até mesmo na cultura e no entretenimento é possível encontrar alguma aplicação do aço. 

E, agora, com o avanço da vacinação contra a covid-19 fica ainda mais fácil conhecer diversas atrações, pontos turísticos e participar de eventos que contam com a participação direta ou indireta do aço.

 

O aço nos pontos turísticos 

O aço é um dos principais materiais usados em diversos pontos turísticos do mundo todo. Em alguns casos, fica em segundo plano, já em outros ganha todo o destaque, como na Torre Eiffel, em Paris, que é considerada a estrutura de aço mais conhecida do mundo. 

A torre possui 300m de altura e foi construída em 1989, usando mais de 15 mil peças de aço e pesando um total de sete mil toneladas, tornando-se referência para outras construções mundo afora. 

No Brasil, o aço foi o principal protagonista na reforma do Museu do Ipiranga, em São Paulo. O museu, com arquitetura neo-renascentista, possui várias limitações por conta de ser um edifício tombado e uma construção antiga, inaugurada em 1822. 

A aplicação do aço, proporciona harmonia entre os elementos de madeira e ferro fundido, usados na construção original, reduziu as áreas de interferência no canteiro de obras e tornou o processo de reforma mais rápido e sustentável. 

A reinauguração do museu está prevista para 2022 e contará com nova área de 6.800 m2 feita com 120 toneladas de aço. 

 

O aço em eventos 

A alta resistência e confiabilidade do aço, permitem que diversos tipos de estruturas de shows e eventos sejam montadas, desde a base estrutural dos palcos até mesmo nos pequenos detalhes, como aplicação de banners. 

Essas estruturas, geralmente, são chamadas de box truss e podem ser usadas para palcos, suporte de iluminação, stands de eventos, painel para fotos, estruturas para eventos externos, entre outros. 

 

O aço na arquitetura

A aplicação do aço na arquitetura já é muito conhecida, sendo que é primordial nas construções, porém, a participação do aço em monumentos e obras arquitetônicas vem se tornando cada vez mais comum. 

Em Chicago, por exemplo, temos o Cloud Gate ou The Bean, a mais famosa atração da cidade composta com 99,5 toneladas, feitos com 168 placas de aço inoxidável com mais de 700 m de costura de solda impecáveis que permitem uma visão única. 

 

Gostou de mais essa curiosidade? 

Fique de olho nos posts do nosso Instagram com a #SobreAco e descubra como o aço é aplicado em diversas atrações.  

By | 2021-10-29T15:42:31-02:00 17/12/2020|Curiosidades sobre o aço|