fbpx

A importância do aço na construção de Brasília

A capital do Brasil foi sonhada durante mais de dois séculos, com projetos que foram esboçados ainda na fase colonial. A ideia de levar a capital do país para o interior tinha como objetivo garantir a soberania nacional sobre os demais territórios, proporcionar mais segurança política e impulsionar o crescimento no interior do país. 

A partir da Proclamação da República, em 1889, o projeto de transferência da capital deixou de ser apenas uma discussão política e ganhou objetivos mais palpáveis, mas foi só no governo Juscelino Kubitschek que de fato saiu do papel, compondo seu plano de metas “cinquenta anos em cinco”. 

Durante seu governo, JK investiu de forma maciça para garantir o desenvolvimento, a industrialização e a edificação de Brasília, que teve Oscar Niemeyer como arquiteto responsável.

 

O papel do aço na construção

Brasília foi construída com dinamismo, sendo referência em modernidade e arquitetura, entretanto, as inusitadas formas estruturais jamais teriam sido possíveis sem a sustentação e agilidade proporcionada pelo aço. 

A construção da cidade precisava ficar pronta em menos de um mandato presidencial, logo Oscar Niemeyer se rendeu ao concreto armado e as estruturas metálicas para garantir a entrega no prazo.

Para as obras nos ministérios e Congresso, o Brasil não alcançava a produção necessária, então foram importados dos Estados Unidos, cerca de 15 mil toneladas de aço. Além disso, outro obstáculo enfrentado foi a falta de mão de obra especializada, logo, o manejo das construções em aço foi feito por uma empresa americana.

 

Brasília Palace Hotel 

No período de construção, Brasília precisava de um abrigo para os trabalhadores que vieram de diversas partes do país e até do mundo. Logo, precisavam estruturar algo rápido, pois não tinham tempo para construir com concreto ou aguardar importações. Portanto, o Brasília Palace Hotel foi feito somente com estruturas de aço nacional e a partir daí a aplicação do aço se disseminou no país. 

A estrutura metálica do hotel foi montada em menos de quatro meses e o diferencial é que elas eram rebitadas e não parafusadas ou soldadas. Vale ressaltar que na época, haviam pouquíssimas construções desse porte no Brasil, apenas em São Paulo e Minas. 

A construção de Brasília foi um marco importante para o desenvolvimento do aço no Brasil, que passou a ser utilizado no desenvolvimento de outras cidades e estruturas de grande porte em todo o país como o Aeroporto de Congonhas, o Rodoanel em São Paulo, a Ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro, entre outros.

 

Gostou de mais essa curiosidade? 

Fique de olho que no próximo mês tem mais. Iremos falar sobre como o aço é usado na indústria do entretenimento. 

 

*Fotos: Acervo Público do Distrito Federal.

By | 2021-10-01T08:17:38-02:00 01/10/2021|Curiosidades sobre o aço|