fbpx

Sustentabilidade se tornou um propósito

O meio ambiente é um tema cada vez mais evidente na vida das pessoas, ainda mais quando vivemos em um país riquíssimo em recursos naturais. Portanto, diversas medidas têm sido adotadas em diferentes âmbitos da sociedade, a fim de que os modos de consumo sejam repensados.

Práticas sustentáveis são aquelas que incentivam a cuidar do planeta  utilizando técnicas ou materiais ecológicos, como por exemplo o caso das construções ecológicas para a criação de empreendimentos, sejam comerciais ou residenciais.

O maior objetivo destas construções é criar harmonia e respeito com a natureza como um todo, misturando de forma inovadora design de qualidade com materiais ecológicos. Não basta só pensar na matéria-prima ideal para as construções. É importante idealizar e planejar toda uma metodologia para uma proporcionar um resultado mais sustentável. 

De acordo com o IDHEA (Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica), há nove passos para se construir de forma sustentável:

  • uso racional dos materiais
  • gestão e economia da água
  • gestão de resíduos
  • conforto térmico e acústico
  • eficiência energética
  • uso de tecnologias e produtos que não agridam o meio ambiente
  • qualidade do ar e ambiente interior
  • planejamento da obra de forma sustentável;
  • aproveitamento dos recursos naturais disponíveis.

Levando em consideração esses itens, fica claro que uma construção sustentável deve apresentar em seu projeto tecnologias que visam reduzir impactos no meio ambiente. Podemos citar como exemplo, o sistema fotovoltaico para geração de energia, sistema de aquecimento solar, captação e uso da água da chuva, telhado verde e arquitetura inteligente para utilizar a iluminação natural durante o dia, entre outras inovações.

 

Telhado Verde

Uma alternativa que já é realidade em diversos países e vem ganhando força aqui no Brasil são os telhados verdes, que além de quebrar a estética enrijecida dos prédios ajudam a equilibrar a umidade relativa do ar, funcionando como um excelente isolante térmico. Aliado à tecnologia da energia solar, que capta a luz do sol por equipamentos sofisticados e transforma-os em energia elétrica, os telhados verdes se tornaram referência em sustentabilidade. 

 

Energia Solar

Outra alternativa, é a implantação de sistemas com energia solar, que é uma tecnologia econômica e renovável.  Seus benefícios são inúmeros para o meio ambiente, tais como: redução de poluição por fontes contaminadoras (carvão) e de gases do efeito estufa, diminuição do desmatamento e elevação do uso de recursos naturais, por exemplo. Assim, utilizar energia solar como fonte de energia significa garantir recursos naturais por muitos anos, sempre utilizando-os da melhor maneira responsável. 

 

Materiais de construção sustentáveis

Com o avanço tecnológico, muitos materiais já foram criados e estão sendo desenvolvidos com base na sustentabilidade e podemos citar como exemplo: 

  • Concreto reciclável, feito de areia, cimento, água e compostos britados provenientes das sobras de materiais nos canteiros de obras e demolições
  • Vidro inteligente, permite o controle do quanto uma área será ou não iluminada pela luz externa
  • Tinta à base de terra: feita com terra e sem  compostos tóxicos
  • Madeira de plástico, um tipo de madeira reciclável que pode ser aplicada em diversos ambientes

Fora esses, temos outros diversos materiais que podem ser usados nas construções, proporcionando não só um cuidado extra com o meio ambiente, como também um ótimo custo-benefício. 

 

Construções sustentáveis

Conheça alguns exemplos de construções sustentáveis no Brasil e no mundo:

 

One Bryant Park, Nova York

Além de ser um dos prédios mais altos de Nova York, a preocupação com o meio ambiente foi constante desde o início da construção, que  utilizou um concreto composto por 45% de resíduos e 55% de cimento, além de incorporar sistemas de captação de água e telhados verdes.

Mas, o grande destaque para o One Bryant Park é o sistema de filtragem , capaz de filtrar o ar dos escritórios e eliminar 95% das impurezas, devolvendo um  ar limpo para os moradores da cidade. Essa inovação proporcionou a primeira certificação LEED Platinum do U.S. Green Building Council. 

 

LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é uma certificação para construções sustentáveis, concedida pela U.S. Green Building Council, que é uma organização não governamental que visa promover e estimular práticas de construções sustentáveis.

 

Arena Castelão, Fortaleza

A Arena Castelão foi construída com o propósito de promover o uso racional de água e energia elétrica. Portanto, a arena é a primeira do mundo a ser elaborada com essas características. 

Foi o primeiro estádio na América Latina a receber o certificado LEED, com destaque para o reaproveitamento de estruturas existentes, consumo eficiente de água, descargas a vácuo, coleta de resíduos, controle de iluminação e fumaça, uso de materiais ecologicamente corretos e condicionamento de ar diferenciado.

 

Parque da Cidade, São Paulo

O Parque da Cidade, construído pela OR (empresa do Grupo Odebrecht), faz parte do Climate Positive Development Program, que contempla 18 projetos sustentáveis de referência no mundo. 

Suas torres foram construídas em uma posição estratégica para garantir maior iluminação natural e menor incidência de calor, reduzindo custos de refrigeração e uso de iluminação

O edifício também conta com 22 mil metros quadrados de áreas verdes que minimizam ilhas de calor, atuam como barreiras acústicas e favorecem a retenção de águas pluviais. Um sistema de coleta de lixo sólido à vácuo (por meio de tubulações) e aparelhos de irrigação inteligente

 

O propósito da construção civil agora é cuidar do meio ambiente

De um lado, o ramo da construção civil está entre as atividades que mais provocam impactos no meio ambiente. De acordo com a Agência Internacional de Energia (AIE), a construção civil consome praticamente metade do total de quilowatts produzidos no planeta, além de produzir cerca de 50% dos resíduos sólidos. 

Mas, por outro lado, é uma área que se preocupa diariamente em reduzir os impactos e propor soluções sustentáveis. No Brasil, por exemplo, ocupamos a 4ª  posição como país que mais investe em prédios verdes do mundo, segundo o Conselho Internacional da Construção (CIB). Outro ponto importante, é o investimento em tecnologias limpas, como os painéis fotovoltaicos e os materiais de construção sustentáveis que já foram citados. 

 

Udiaço: Maior empresa privada com telhado verde do Brasil

A Udiaço tem orgulho de abraçar a causa ambiental em todos os âmbitos da empresa e isso começa desde a escolha da matéria-prima, já que o aço é um material 100% reciclável, até a arquitetura, pois recentemente implementou o telhado verde em sua sede, localizada em Carapicuíba-SP.  

Com  a instalação do telhado a Udiaço se tornou a maior empresa privada com telhado verde no Brasil.  Foram instaladas 1.860 placas de 390 Wp que juntas são capazes de gerar um total de 903.324 kwh/ano – um volume que representa 78% do total de energia elétrica consumida na matriz. 

Além disso, outras ações internas também são adotadas na empresa visando a sustentabilidade como campanhas de reciclagem, uso consciente de descartáveis, etc.

 

Gostou de mais essa curiosidade? 

Fique de olho que no próximo mês tem mais. Iremos falar sobre como o aço é usado na indústria do entretenimento. 

By | 2021-08-31T19:45:17-03:00 31/08/2021|Curiosidades sobre o aço|