fbpx

Você sabe a diferença entre ferro e aço na construção civil?

Você já deve ter se perguntado inúmeras vezes qual a diferença entre ferro e aço, e até mesmo quem trabalha diariamente com construção civil, deve ter lá suas dúvidas sobre esses itens, afinal em questões de aparência eles são bem parecidos. Por isso, vamos tratar sobre esse assunto mostrando a diferença entre ambos.

Começando pelo ferro, ele é um tipo de minério encontrado na natureza e por ser uma matéria-prima cara, é mais difícil encontrá-la em seu estado puro. Já o aço é um material derivado do ferro, que foi criado com a intenção de ser mais resistente, maleável e de fácil utilização por conta da ligação entre ferro e carbono.

O ferro fundido se destina a aplicações, nas quais não exige tenacidade, como por exemplo tampa de esgotos, panelas e blocos de máquinas. O aço devido aos elementos de liga possui boa tenacidade, o que lhe dá uma gama imensa de aplicações.

Atualmente podemos encontrar dois tipos de aço, o aço carbono e o aço liga. O aço carbono tem em sua composição ferro e carbono, podendo haver outros elementos, mas em quantidades que não alteram suas propriedades. Já o aço liga, além do próprio ferro e carbono, contém outros elementos em grandes proporções, podendo alterar as propriedades químicas e mecânicas.

Onde o ferro e o aço podem ser utilizados?

O aço pode ser utilizado na indústria mecânica, automobilística e em edificações, onde toda a estrutura e sua base são feitas por componentes do próprio aço, como por exemplo as vigas, treliças e pilares. O aço pode ser também aplicado em forma de armadura, ajudando a compor o concreto armado.

diferença entre ferro e aço

Malha de aço para construção civil.

O uso do ferro em edificações começou na Inglaterra, no século XVIII e desde então vem revolucionando a arquitetura no mundo, permitindo a criação de grandes estruturas, sendo elas mais resistentes. Com o passar dos anos e com a tecnologia em constante avanço é inevitável a evolução na área da construção, onde passaram a utilizar o aço como uma alternativa, já que atualmente existem mais de três mil tipos de aço, que podem vir a ser usados em diversos elementos.

O aço possui alta resistência mecânica, permitindo que seu manuseio e transporte sejam feitos de maneira fácil, tendo maior maleabilidade e resistência a corrosão no tempo, sendo um material 100% reciclável e menos agressivo ao meio ambiente.

A Udiaço está sempre pensando em você, nosso cliente. Por isso, além de prezar pelo atendimento, auxilia as pessoas com conteúdos informativos sobre os produtos que trabalhamos em nosso blog. Venha bater um papo com o nosso time no balcão de atendimento em nossas unidades e assim, conferir de perto as melhores opções para a sua obra.

Você sempre encontrará uma Udiaço perto de você

Acesse www.udiaco.com.br

Unidades:

São Paulo – tel (11) 4189-9144

São Carlos – tel (16) 3363-2020

Guarujá – tel (13) 3344-3333

 

Agora que você já sabe a diferença entre ferro e aço, leia também: Reciclagem do aço – Você sabia que é possível reciclar o aço?

By | 2020-03-20T21:25:14-03:00 20/03/2020|Sem classificação|