fbpx

Desafios e oportunidades da industrialização da construção civil

Durante muito tempo, a construção civil esteve presa a uma grande quantidade de mão de obra e prazos de entrega absurdamente longos. Hoje, com o avanço da tecnologia, é possível aumentar o padrão de qualidade sem que isso gere mais custos.

A industrialização é uma tendência focada na otimização das atividades e do tempo da obra através do uso de maquinário para realizar as moldagens de estruturas antes de levá-las ao local de construção. Com ela, teremos mais processos automatizados no canteiro de obras, com máquinas substituindo trabalhos manuais que geram grande perda de materiais e gasto de tempo.

A modernização do mundo tem feito cada vez mais as construtoras levarem em consideração a produtividade, o custo e a qualidade dos materiais envolvidos na obra. Contrário ao que alguns pensam, o objetivo da industrialização não é substituir e sim alterar a forma de trabalho. Da mesma maneira como as tecnologias avançam, ter uma mão de obra capacitada e preparada para lidar com o novo fluxo de trabalho é fundamental.

Com a conclusão mais rápida de projetos, é possível que as empresas partam para novas construções, ocasionando no aumento das contratações de profissionais da área, movimentando o cenário e mantendo a construção civil em atividade.

By | 2021-03-04T13:50:17-03:00 17/12/2020|Construção|