fbpx

Laje: do suporte à cobertura

Foto: Reprodução

Lajes são elementos indispensáveis em qualquer obra e garantem diversas vantagens que vão muito além da segurança e cobertura. Nesta matéria você vai descobrir mais sobre a importância das lajes, os tipos que são usados e todas as suas peculiaridades. Confira!

 

O que são lajes?

As lajes são formadas por uma superfície horizontal plana que proporciona suporte de contrapisos para o pavimento superior ou então, funcionando como teto para o pavimento inferior.

Isso tudo só é possível pois as lajes são, em grande maioria, apoiadas em vigas e pilares que distribuem a carga de peso igualmente por toda a estrutura. 

Entretanto, cada construção necessita de um tipo específico de lajes. Sendo esses os principais tipos: 

Foto: Reprodução

Laje pré-moldada

A laje pré-moldada pode ser montada dentro do canteiro de obras ou comprada pronta de fornecedores, garantindo agilidade no processo de montagem. Entretanto, o processo de instalação pode ser mais complexo, de acordo com a angulação do terreno. 

 

Foto: Reprodução

Laje protendida

Também chamada de laje com armadura ativa, a laje protendida é maciça e faz uso do concreto protendido, usada geralmente em construções que necessitam de grande amplitude do espaço.

A técnica de protensão garante esforços de tração permanentes ao aço e compressão ao concreto, reduzindo a quantidade de vigas e pilares e proporcionando um espaço mais aberto. Como benefício, os projetos com esse tipo de laje tem mais luminosidade, espaço e circulação de ar.

Foto: Reprodução

Laje nervurada

A laje nervurada é ideal para projetos com grandes vãos e poucos apoios. Entretanto, necessita de uma atenção especial quando se trata de fissuras e rachaduras na edificação, pois a laje fica apoiada com quantidade menor de colunas e pilares.

Geralmente é usada em shoppings e garagens e formando um conjunto de vigas em formato da letra “T”.

Foto: Reprodução

Laje maciça

A laje maciça é, na maioria das vezes, utilizada em construções com mais de um andar, como prédios e outras construções de grande porte. Em contrapartida, tem algumas desvantagens como o custo mais elevado e dificuldade no escoramento. 

Foto: Reprodução

Laje protendida mista

Esse tipo de laje tem sua estrutura composta por vigotas, que são vigas protendidas pré-moldadas. 

A grande diferença entre a laje pretendida comum e a mista é que neste caso as vigas são divididas na construção de maneira equilibrada e o espaço que sobra entre elas é preenchido por materiais como cerâmica, concreto ou até mesmo isopor.

 

Então, agora que você já sabe tudo sobre os diversos tipos de lajes, está na hora de botar a mão na massa chamando especialistas na área para tomar a melhor decisão de qual usar para sua construção.  

 

Ah, e claro, se precisar de ferro e aço já sabe onde encontrar também! Na Udiaço tem um time de atendimento especializado para te ajudar com o orçamento!

 

By | 2022-04-27T17:14:26-03:00 27/04/2022|Construção|