fbpx

Vergalhões oferecem diferentes propriedades mecânicas

As propriedades mecânicas classificam os vergalhões em três classes diferentes, cada uma delas com suas propriedades mecânicas específicas. A primeira propriedade importante é a sua resistência ao escoamento. Assim, ao se aplicar uma força de tração no sentido longitudinal do vergalhão, ele deverá resistir até um determinado valor, que é a chamada região “elástica” do aço.

Se for interrompida a força aplicada no vergalhão até este valor, o aço voltará ao comprimento inicial sem afetar suas propriedades mecânicas. Mas quando a força aplicada ultrapassar esse valor, o aço atingirá sua fase de escoamento – ou seja: ele começa a deformar nessa região “elástica”, ou “plástica”. Isso significa que, quando a aplicação da força for interrompida, o vergalhão não voltará mais ao comprimento original. O produto submetido a esta intensidade de força, portanto, terá comprometida a sua capacidade de resistência.

Após atingir o limite de resistência ao escoamento, quando submetido a uma força de tração longitudinal, o aço esticará e não voltará à posição original chegando até a ruptura do vergalhão. A diferença de comprimentos final e inicial do vergalhão determinará o alongamento em porcentagem. O alongamento, então, mede a capacidade de deformação do aço. Quanto maior o alongamento, mais fácil será dobrar o aço e maior será a sua ductibilidade.

A resistência à ruptura é a segunda propriedade mecânica dos vergalhões. No final da “zona plástica”, o vergalhão submetido à força de tração, ao atingir determinado valor, romperá. É este valor que determina a sua resistência à ruptura. Por fim, o aço também possui a propriedade de resistir ao dobramento. Ou seja: o quanto ele permite ser dobrado ao redor de um pino de dobra sem apresentar fissuras ou ruptura. O pino de dobra é previamente determinado conforme a norma específica.

Como se vê, portanto, é fundamental que os vergalhões possuam boas propriedades mecânicas, sobretudo a capacidade de alongamento, para que possam passar com segurança pelas operações de corte e dobra, e de resistência ao escoamento, para  poderem desempenhar adequadamente seu papel na estrutura de concreto armado.  Além disso, vale lembrar que um vergalhão que foi primeiramente dobrado num determinado ponto não pode ser endireitado e depois dobrado novamente no mesmo ponto. Além da aparência tortuosa, o material nesta região ficará com a estrutura molecular toda alterada e encruada. Não terá mais ductibilidade e o seu alongamento estará próximo de zero.

By | 2020-07-22T19:40:24-03:00 23/07/2020|Construção|