fbpx

Tendências para o mercado de construção civil

A construção civil está em constante crescimento, principalmente no Brasil. De acordo com o Sinduscon/SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), o setor corresponde a 34% de toda a indústria nacional e cerca de 6% do PIB (Produto Interno Bruto).

Sendo assim, as apostas de inovação e crescimento para os próximos anos continuam em alta! Confira nesta matéria algumas tendências para ficar de olho e se planejar para o próximo ano!

Energia renovável

A sustentabilidade é um tema que já vem sendo discutido no ramo de construção civil há alguns anos e, para 2022 não será diferente. A aposta para o próximo ano é implementar cada vez mais projetos com fontes de energia renovável como a eólica e a solar.

Neste parâmetro, o uso de painéis fotovoltaicos já é realidade em diversas construtoras brasileiras tornando a construção mais rentável, com mais valor agregado e, claro, diminuindo o impacto no meio ambiente.

Além disso, a Udiaço, ainda em 2020, já se antecipou e instalou uma usina de energia solar fotovoltaica em sua matriz, tornando-se a maior empresa privada no Estado de São Paulo a adotar o telhado verde. Confira mais informações nesta matéria.

Realidade aumentada

Nos últimos dois anos, com o aumento das relações remotas por conta da pandemia, o uso de softwares de realidade aumentada tomou conta de diversos segmentos e se tornou um grande aliado no mercado da construção civil.

Essa tecnologia permite mais interação no planejamento e execução do projeto, como também facilita sua visualização e torna as delimitações da estrutura e arquitetura ainda mais claras.

Outra vantagem, é que por meio das imagens em 360º é possível identificar melhorias e garantir a correção de problemas antes da efetiva construção, reduzindo o índice de erros e consequentemente os custos de maneira geral.

Impressão 3D

A impressão 3D é uma tecnologia que torna possível a impressão de maquetes em escala reduzida, diminuindo os cursos na produção de maquetes tradicionais, além de auxiliar na visualização do empreendimento por toda a equipe envolvida na construção e, até mesmo possíveis clientes.

Além disso, a automatização de alguns processos com a impressão 3D viabiliza a execução de projetos mais inovadores e evita desperdícios de materiais em testes.

 

BIM (Building Information Modeling)

O BIM, ou Modelagem de Informações da Construção é um software com tecnologia 3D que permite a digitalização das obras e dá mais precisão aos passos que devem ser seguidos na construção.

Essa tecnologia garante mais praticidade e facilidade ao engenheiro com um detalhamento de dados voltados para análise, concepção e gestão da obra. O BIM engloba informações de detalhes estruturais, elétricos e hidráulicos para todas as partes envolvidas, evitando o retrabalho e garantindo mais tempo e qualidade para o seu projeto.

 

Internet 5G

Recentemente houve um leilão para implantar a internet 5G aqui no Brasil e, hoje, temos três grandes empresas de telecomunicações investindo em ampliação de redes, criação de softwares mais inteligentes e equipamentos passíveis de automação à distância.

Por enquanto, é esperado que em breve a comunicação se torne ainda mais rápida e, consequentemente, a qualidade da comunicação entre trabalhadores nas empresas e nos canteiros de obras será fortemente perceptível.

Gostou da matéria? Confira outras matérias sobre o ramo em nosso blog!

By | 2021-11-11T12:20:24-02:00 11/11/2021|Construção|