Tendências de inovação na construção civil para 2023

Tendências de inovação na construção civil para 2023

Confira as principais tendências de inovação para o próximo ano, com destaques para tecnologia e sustentabilidade 

O ano de 2022 começou com expectativas altas para o setor de construção civil, apesar do impacto econômico trazido pela pandemia do coronavírus. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) destacou que no 3° trimestre de 2021 quase 86 mil imóveis foram financiados, sendo 20% a mais em relação a maio de 2021, ou seja, estava em crescimento. 

Mas então mais um ano se encerra e temos que nos preparar para o que tem por vir. Para o próximo ano, as principais tendências de inovação na construção civil estão ligadas ao uso de tecnologia e ao meio ambiente, focando em qualidade de vida e produtividade, tanto aos trabalhadores das obras quanto aos clientes. Além disso, espera-se que o mercado reaqueça e traga bons resultados para o setor de incorporações.

Confira abaixo as tendências de inovação na construção civil para 2023!

Impressão 3D

Esse tipo de impressão já está no mercado há alguns anos sendo usada em diversas áreas. Na construção civil ela já é utilizada na criação de construções modulares, com uso de pré-fabricados. Essa tecnologia também é utilizada na concepção de maquetes, Contour Crafting, que permite a construção automatizada por computador de estruturas residenciais e Concrete Printing, processo de impressão 3D em concreto.

Inteligência Artificial 

Essa é outra tecnologia que vem evoluindo cada vez mais e pode ser utilizada com diversas finalidades. Seus usos principais giram em torno de prever eventos e auxiliar na gestão de créditos imobiliários, que podem ser usados para estratégias de relacionamento, atendimento ou vendas. 

No futuro também será mais comum o uso de robôs operários autônomos, que podem otimizar o tempo e processo de construção, aumentando a produtividade e precisão dos serviços, e também evitando a exposição desnecessária dos trabalhadores em obras mais perigosas.

Drones

Esses aparelhos estão ganhando cada vez mais espaço no setor de construção civil. São usados para fazer filmagens de divulgação, e melhor ainda, conseguem fazer avaliação termográfica de revestimentos, identificar sinais de desgaste na construção, visualizar mapeamento 3D das construções e até auxiliar na gestão de um canteiro de obras.

Tijolos ecológicos

A sustentabilidade nunca foi um assunto tão importante quanto é hoje em dia, e para as construtoras também, além de ser um diferencial. Esses tijolos são feitos através do reaproveitamento de materiais, causando menos danos ao meio ambiente e fortalecendo a economia local.

Realidade aumentada

Com a realidade aumentada é possível fazer uma interação entre o real e o virtual, e então projetar o projeto para os clientes, dando uma nova dimensão aos modelos criados em computadores. Brincando com a interatividade além da tela.

Essa tecnologia também pode ser utilizada em obras para prever incompatibilidade geométricas, permitindo um planejamento mais assertivo, podendo ser feito até mesmo de modo remoto.

 

Digital twins (gêmeos digitais)

São representações virtuais de objetos e sistemas do mundo real, feitos a partir de dados coletados por scanners 3D e outros dispositivos digitais, simulando condições de desempenho e funcionalidades

Com essa tecnologia, é possível criar um prédio no mundo virtual, aumentando a eficiência na construção posterior e diminuindo riscos.

Construções verdes

Por causa da alta sobre temas de sustentabilidade, as construções verdes deverão ficar em evidência em 2023. Esse tipo de construção está preocupada com consumo consciente de água e energia, conforto e saúde dos moradores e redução do impacto ambiental antes, durante e depois da obra.

Para esse tipo de projeto o objetivo é utilizar materiais ecológicos, consumir menos recursos e gerar menos resíduos. Um dos materiais mais interessantes desse tipo de construção é o bioconcreto, ou concreto inteligente, que utiliza microorganismos que produzem calcário e preenchem espaços no concreto, reduzindo a deterioração dos materiais expostos ao decorrer do tempo.

 

Gostou da matéria? Então nos acompanhe nas redes sociais e para mais conteúdos relacionados à construção civil!

Instagram | Facebook

 

Construa com
ferro e aço da Udiaço

Seja reforma ou construção, a Udiaço tem a melhor solução para levar até você produtos e serviços com qualidade e eficiência.

Quer saber como a Udiaço construiu uma história de confiança, qualidade e eficiência?

Matérias relacionadas