fbpx

Teste de qualidade: a importância da escolha dos materiais certificados para uma obra segura

Materiais com baixa qualidade são uma das causas principais que interferem na conformidade da obra.  Se o material não tem qualidade, de nada adianta a obra contar com um projeto bem elaborado ou com profissional experiente na aplicação do produto.

Antes de mais nada, durante o planejamento, é importante que haja um detalhamento das especificações do produto que será utilizado. Afinal, isso garante a compra exata dos materiais. Por outro lado, é possível ainda adotar a prática de realização própria de teste e a exigência de laudos dos materiais aos fabricantes. 

Tudo começa, porém, com a pré-qualificação dos fornecedores, principalmente em relação aos produtos mais críticos. Vale entender como eles atendem à determinada qualidade. Neste momento, o preço não deve ser a única condição a ser levada em consideração. Também é importante avaliar o histórico do fornecedor e buscar opiniões do mercado a respeito. 

A qualidade dos produtos também pode ser comprovada por meio das normas técnicas já utilizadas na engenharia civil. Com essas informações, o comprador, sendo uma construtora, estabelece o que está dentro do aceitável ou não para aquela obra. 

Outra alternativa é buscar por materiais que já tenham passado por ensaio e recebido o laudo de conformidade. A maioria dos fabricantes realiza seu próprio controle de qualidade e dispõe de laudos aos compradores. O importante é sempre solicitar o documento.

Inspeção e ensaios próprios 

A construtora precisa estabelecer um controle interno da qualidade, realizando seus próprios testes e ensaios. 

Ocorre que, materiais de baixo custo podem passar despercebidos pela inspeção. Sempre verifique se há danos, como rachaduras ou trincas, porque isso interfere diretamente na obra.

Alguns materiais de alto custo também correm o risco de não ter uma checagem detalhada. No caso das esquadrias, por exemplo, além do visual é preciso também testar a aderência das cerâmicas ou da estanqueidade.

Certificação

Todos os materiais, principalmente os estruturais, precisam ser qualificados pelo PBQP-H – programa do Ministério das Cidades, assegurando sua performance.

No entanto,  invista também produtos certificados pelo Inmetro ou por órgãos especializados e acreditados como a ABNT e ABCP. 

Essas instituições avaliam periodicamente a qualidade dos produtos em testes realizados por lote de fábricas. Tudo isso garante que aquele material foi testado e monitorado ao longo de determinado período. 

Por meio desses ensaios, sejam eles próprios ou institucionais, haverá maior segurança da obra do início ao fim. 

By | 2021-02-11T14:14:40-03:00 11/02/2021|Construção|