fbpx

Pregos: os tipos existentes e quando devem ser utilizados

Cada vez que você precisou de um prego para uma tarefa simples, como apenas pendurar um quadro na parede, você já parou para pensar um pouco sobre esse utensílio tão útil? O prego é uma haste cilíndrica de metal, com uma das pontas afiada e a outra achatada, com ou sem cabeça. É usado para unir objetos, sendo preferencialmente usado em madeira. Foi inventado há aproximadamente 5.000 anos na Mesopotâmia e, com o passar dos séculos, foi ganhando melhorias tecnológicas importantes. Os primeiros foram feitos também de madeira de maior resistência, mas nos dias de hoje ele é feito mesmo de metal. 

Basicamente, os pregos são pequenas ferramentas essenciais para diversas funções na marcenaria, construção de móveis e para pendurar ou prender algo na parede. É uma ferramenta funcional, disponível em vários tipos de materiais e tamanhos. Seu objetivo sempre unir diferentes materiais de maneira simples, mas eficiente e segura. Atualmente não se pode pensar em construção, em unir madeiras sem a utilização de pregos. 

O prego apresenta considerável eficiência por possuir uma boa distribuição de pressão: a força exercida pelo impacto de um martelo sobre a cabeça de um prego é distribuída por uma área muito maior que a da outra extremidade do objeto, aplicando-se assim uma pressão relativamente maior sobre a superfície a ser perfurada do que a pressão recebida do martelo. 

Os pregos não são todos iguais e variam tanto em tamanho quanto na forma e nos tipos de aplicação. São insumos extremamente importantes para a indústria da construção civil. Para escolher o prego certo para cada atividade é fundamental ter conhecimento sobre o produto bem como suas peculiaridades e tipos de aplicação. Seu uso na construção civil é intenso, com as mais diversas aplicações. 

Versátil, o prego é composto por cabeça, corpo e ponta, podendo ser aplicado em diversas situações, sendo a parte achatada destinada a receber o impacto do martelo e a parte afilada destinada a facilitar sua penetração na madeira. Os pregos são, geralmente, produzidos em aço (que lhe conferem a dureza necessária), revestidos com zinco por eletroposição e, posteriormente, passivados. Pode ser aplicada passivação brilhante ou com cromato, dependendo de cada fabricante. Os tipos mais comuns de pregos, e utilizados com maior frequência, são os seguintes: 

Prego sem cabeça: O prego sem cabeça é mais utilizado em marcenaria, pois não mancha a madeira e não suja as mãos de quem está trabalhando com eles. Sua cabeça geralmente tem o mesmo tamanho, ou é levemente maior que seu corpo, ajudando com melhor acabamento, ficando imperceptível nas peças de marcenaria, pois não deixa relevo na superfície. Disponíveis nos tamanhos de 10×10, 12×12, 15×15, 17×21, 18×27, 18×30, 19×36 e 22×48.  

Prego com cabeça: O prego com cabeça é utilizado na construção de casas, estruturas, construções mais pesadas, caixotaria e para fins domésticos. É um dos modelos mais procurados pois, se tratando de estrutura, tem o corpo liso, diferente de um parafuso; sua parte de cima é bem definida, o que facilita a colocação do prego em diferentes superfícies. Disponíveis nos tamanhos de 10×10, 12×12, 15×15, 17×21, 18×27, 18×30, 19×36 e 22×48. 

Prego de cabeça dupla: O prego de cabeça dupla é indicado para uso em estruturas temporárias, porque não adentra profundamente na madeira. Por ter duas cabeças, é um utensílio de fácil remoção e evita desgastes na madeira. Esse tipo de prego também pode ser utilizado para realizar o escoramento de lajes, vigas, pilares, formas para fundações e outros locais. Temos disponível no tamanho 18×27. 

 Prego de aço: O prego de aço é indicado para a fixação em alvenaria, e, por ser de aço, oferece maior resistência à oxidação e à corrosão pelo tempo. O prego de aço para concreto é um produto de extrema resistência, utilizado nos mais diversos serviços de construção civil.  Temos disponíveis esses produtos nos tamanhos de 15×15, 17×21 e 18×27.  

Na Udiaço, como se vê, você pode encontrar um boa variedade de pregos para as mais diversas finalidades. Mas, na hora da compra, é fundamental saber exatamente para qual finalidade aquele tipo de prego será usado. Os pregos normalmente são metálicos, podendo variar entre o polido, galvanizado, zincado e ferro polido, entre outros. A equipe da Udiaço pode ajudar você na escolha correta e mais segura para a sua necessidade específica. 

By | 2020-08-12T18:16:52-03:00 13/08/2020|Construção|