fbpx

Udiaço na Segurança do Trabalho

Atualmente, ainda há quem questione os exageros sobre quem define as portarias normativas da Segurança do Trabalho, mas ninguém mais capacitado para orientar sobre tal necessidade, do que um operário que sabe o que é ser literalmente “salvo” por estar usando, no momento certo, seus itens de segurança obrigatórios como um capacete, um protetor ocular ou até mesmo a botina de bico de aço.

Esses são os exemplos vivos do tamanho da importância do uso dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual), mas não são estes os únicos responsáveis por fazer muita gente “nascer de novo” em uma situação repentina de acidente, o que realmente salva vidas é o cuidado que se tem ao adentrar áreas de risco no trabalho.

A UDIAÇO, preocupada com este tema, está sempre procurando novidades no mercado para garantir a proteção de seus colaboradores através do SESMET – Serviços especializados em engenharia de segurança e em medicina do trabalho, que são órgãos responsáveis por melhorias e desenvolvimento de novas tecnologias que garantem esse direito ao trabalhador.

Í T E N S   D E   EPIs. USADOS NA UDIAÇO

 

Todas as atividades profissionais que possam destacar algum tipo de risco físico para o trabalhador devem ser cumpridas com o auxílio de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que incluem óculos, protetores auriculares ou abafadores de som, máscaras, mangotes, capacetes, luvas, botas, cintos de segurança, protetor solar e outros diversos itens de proteção.

Esses acessórios são indispensáveis em fábricas e processos industriais no geral.

Além de todos os exemplos que incluímos anteriormente, há também de ser ressaltada a importância de um estudo de todos os riscos ocupacionais.

Existe uma norma técnica denominada NR6 que estabelece que os EPIs sejam fornecidos de forma gratuita pela empresa empregadora ao colaborador para o desempenho de suas funções dentro da empresa.

A empresa também deve se preocupar com a manutenção e / ou substituição desses equipamentos, que possuem certificação de conformidade e data de validade.

Portanto quando houver vencimento desta data, mesmo em boas condições, os equipamentos deverão ser substituídos.

M A N U A L  D E  N O R M A S  T É C N I C A S  N O  S E T O R  D E  P R O D U Ç Ã O  UDIAÇO

A  CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que é obrigatoriamente constituída na maioria das empresas, é hoje a principal responsável pela preservação da integridade física dos trabalhadores e é gerida pelos próprios colaboradores, sendo seu presidente escolhido pelo próprio empregador.

A Udiaço é uma empresa séria e de responsabilidade, tanto com os seus clientes e fornecedores como também com seus funcionários e prestadores de serviços. Com isso, deixa evidente a importância do uso dos EPIs.

Se você está procurando uma empresa para te dar apoio na construção com os melhores materiais, conte com a Udiaço. Você sempre encontrará uma Udiaço perto de você.

 

By | 2020-05-08T15:28:41-03:00 24/04/2020|Construção, Eventos, Sem classificação|