fbpx

Udiaço: Uma história de sucesso!

São 32 anos de tradição distribuindo ferro e aço de qualidade

 

Há exatamente 32 anos, em 08 de setembro de 1989, em Osasco, no bairro Presidente Altino, nasceu um sonho na família Trevizan: ser referência no mercado de distribuição de ferro e aço para construção. “A tradição do ferro começou comigo, na época meus irmãos trabalhavam no ramo alimentício e boa parte da família trabalhava com vidraçaria. Ao longo dos anos, quase toda a família entrou para a indústria do aço.”, conta Hélio Trevizan Júnior. 

O início de tudo

A história da Udiaço começou muito antes de sua fundação em 1989. 

Em 1976, Hélio Trevizan Júnior, fundador e diretor de vendas da Udiaço, estava à procura de um emprego para complementar a renda da família formada por seis irmãos e teve seu primeiro contato com a área. Em pouco tempo, se consolidou na empresa e virou gerente de vendas. Em paralelo, seus dois outros irmãos, Wagner Trevizan, fundador e diretor de produção da Udiaço e Adalberto Trevizan, fundador e diretor financeiro da Udiaço, montaram seu próprio negócio, no ramo de alimentação com uma padaria e lanchonete.

Algum tempo depois, entre dificuldades, aprendizados e conquistas, os três irmãos juntaram suas experiências e iniciaram a Udiaço que existe hoje. 

A Udiaço

O primeiro desafio da família foi definir o nome da nova empresa: Udiaço significa “União Distribuidora de Aço”, onde juntaram as palavras união e aço em uma só e começaram a primeira grande tradição da Udiaço, a Família Udiaço.

O próximo desafio foi definir o local da empresa. “No dia 8 de setembro de 1989, eu passei em um depósito e fiz minha primeira venda isso antes de abrir a empresa e pensei: meu, isso vai dar muito certo!”, conta Adalberto. O local era feito metade de madeira e metade de blocos de concreto. Era simples, mas era o que eles precisavam para começar a construir seu sonho.

Nos primeiros anos de empresa, os fundadores continuaram em suas jornadas profissionais individuais e a empresa era dividida em três: Udiaço (distribuição), Udifer (armados) e Udicorte (corte e dobra). Vale ressaltar que a família foi pioneira no corte e dobra da região, pois já realizavam esse serviço com máquinas pequenas. 

Nessa época, cada um tinha que fazer um pouco de tudo, “Eu cavava alicerce para o pedreiro, carregava tijolo, fazia entregas e chegava a dormir apenas duas horas por noite”, acrescenta Adalberto.

Para a família Trevizan o trabalho sempre foi muito importante e aprenderam desde cedo com a mãe, Sra. Abigail que “manda quem sabe fazer”. diz Wagner. Então, eles buscavam se inteirar em todos os setores da empresa para aprender. 

 

Crescimento em família

As vendas foram aumentando e a necessidade de oferecer novos serviços também. Depois, em meados de 2008, os irmãos resolveram unificar as empresas e investir em uma única marca: a Udiaço. Saíram de Osasco e montaram a atual sede da Matriz, em Carapicuíba, localizada estrategicamente na rodovia Mário Covas. 

Apesar do sucesso e crescimento da empresa, os fundadores ainda tinham uma equipe enxuta e continuavam operando em todos os setores. “Eu gosto de comentar que eu não corri atrás do dinheiro, eu corri atrás de conquistas, então fui em busca da meta profissional e não da financeira”, acrescenta Hélio.

Atualmente, a Udiaço tem mais de 500 funcionários espalhados em todo o estado de São Paulo e três unidades, uma em São Carlos, inaugurada em 1992 e outra no Guarujá, inaugurada em 1997, ambas gerenciadas por membros da Família Trevizan. 

Posteriormente, apoiado às ideias dos sucessores, foram lançados showrooms em Bauru, Sorocaba, Jundiaí e Campinas. 

 

Família Udiaço

A tradição de união familiar, vinda da Família Trevizan, aos longos desses 32 anos, virou um hino na Udiaço, não apenas para os fundadores, mas também entre os colaboradores que adotaram o lema Família Udiaço. 

Esse senso de pertencimento à uma família faz parte de toda a cultura organizacional da empresa, independente do nível hierárquico, do grau de formação ou tempo de empresa, o objetivo é que todos se sintam parte da família. 

Os fundadores contam que esse é o maior legado que carregam, unindo tudo que aprenderam ao longo dos anos, as tradições da família e também as aspirações para o futuro da empresa. “O que eu mais valorizo nestes 32 anos são os colaboradores. Tem pessoas que estão aqui há 30 ou 32 anos. Isso é prova de que nós valorizamos as pessoas. Ter funcionários com tantos anos de casa só mostra que estamos no caminho certo”, conta Hélio.  

A valorização do funcionário como membro da família também é muito importante, alguns funcionários que amarravam colunas na antiga Udifer, por exemplo, hoje são planilhadores e possuem o CREA, que foi custeado pela empresa. Outro exemplo de apoio, é um dos gerentes financeiros que começou como motoboy e agora tem uma carreira consolidada na empresa. 

Wagner Trevizan conta que “para se trabalhar na Udiaço a pessoa precisa ter humildade e amor ao próximo. Isso eu aprendi com a minha mãe. A oportunidade chega para as pessoas que estão prontas para atender a empresa e vestir a camisa.”. 

 

Responsabilidade Social

O princípio de responsabilidade social e amor ao próximo é também uma antiga tradição da família Trevizan. “Minha mãe e meus tios já partiram, mas eles deixaram um grande legado de união e amor ao próximo.”, conta Wagner. 

Hoje, a Udiaço apoia diversas causas sociais. “Pelo tamanho que nós ficamos, todo dia temos uma solicitação de colaboração e estamos sempre ajudando”, acrescenta Hélio. 

Além disso, em 2005, foi inaugurado em Osasco, a ONG Vozes da Capela, que presta serviços de apoio à comunidade nos bairros Jd. Sindona e Jaguaribe, em homanegam a Sra. Abigail Trevizan (in memoriam), mãe dos fundadores da Udiaço. A Ong oferece diversos serviços como: orientação psicológica, cursos de informática, atividades esportivas, apoio médico e odontológico, aulas de artesanato, aulas de futebol, aulas de capoeira, aulas de inglês para crianças, entre outros.

By | 2021-09-09T16:14:02-02:00 08/09/2021|Sem classificação|