Foto: Reprodução
Lajes são elementos indispensáveis em qualquer obra e garantem diversas vantagens que vão muito além da segurança e cobertura. Nesta matéria você vai descobrir mais sobre a importância das lajes, os tipos que são usados e todas as suas peculiaridades. Confira!
O que são lajes?
As lajes são formadas por uma superfície horizontal plana que proporciona suporte de contrapisos para o pavimento superior ou então, funcionando como teto para o pavimento inferior.
Isso tudo só é possível pois as lajes são, em grande maioria, apoiadas em vigas e pilares que distribuem a carga de peso igualmente por toda a estrutura.
Entretanto, cada construção necessita de um tipo específico de lajes. Sendo esses os principais tipos:
Foto: Reprodução
Laje pré-moldada
A laje pré-moldada pode ser montada dentro do canteiro de obras ou comprada pronta de fornecedores, garantindo agilidade no processo de montagem. Entretanto, o processo de instalação pode ser mais complexo, de acordo com a angulação do terreno.
Foto: Reprodução
Laje protendida
Também chamada de laje com armadura ativa, a laje protendida é maciça e faz uso do concreto protendido, usada geralmente em construções que necessitam de grande amplitude do espaço.
A técnica de protensão garante esforços de tração permanentes ao aço e compressão ao concreto, reduzindo a quantidade de vigas e pilares e proporcionando um espaço mais aberto. Como benefício, os projetos com esse tipo de laje tem mais luminosidade, espaço e circulação de ar.
Foto: Reprodução
Laje nervurada
A laje nervurada é ideal para projetos com grandes vãos e poucos apoios. Entretanto, necessita de uma atenção especial quando se trata de fissuras e rachaduras na edificação, pois a laje fica apoiada com quantidade menor de colunas e pilares.
Geralmente é usada em shoppings e garagens e formando um conjunto de vigas em formato da letra “T”.
Foto: Reprodução
Laje maciça
A laje maciça é, na maioria das vezes, utilizada em construções com mais de um andar, como prédios e outras construções de grande porte. Em contrapartida, tem algumas desvantagens como o custo mais elevado e dificuldade no escoramento.
Foto: Reprodução
Laje protendida mista
Esse tipo de laje tem sua estrutura composta por vigotas, que são vigas protendidas pré-moldadas.
A grande diferença entre a laje pretendida comum e a mista é que neste caso as vigas são divididas na construção de maneira equilibrada e o espaço que sobra entre elas é preenchido por materiais como cerâmica, concreto ou até mesmo isopor.
Então, agora que você já sabe tudo sobre os diversos tipos de lajes, está na hora de botar a mão na massa chamando especialistas na área para tomar a melhor decisão de qual usar para sua construção.
Ah, e claro, se precisar de ferro e aço já sabe onde encontrar também! Na Udiaço tem um time de atendimento especializado para te ajudar com o orçamento!