O projeto estrutural é um dos documentos mais importantes de qualquer obra, independente do seu porte. Afinal, é ele que contém uma série de informações preliminares para ajudar o engenheiro. São dados que podem influenciar até mesmo o valor a ser cobrado pelo projeto, além de contribuir para a economia de materiais e oferecer mais agilidade produtiva.
Primeiramente, o que é um projeto estrutural?
Também conhecido como cálculo estrutural, é definido pelo conjunto de informações a respeito do dimensionamento de toda estrutura que fará parte de uma edificação, é um projeto complementar ao arquitetônico. Nesse sentido, podemos incluir tudo referente a:
- Vigas;
- Lajes;
- Estruturas;
- Pilares;
- Fundação;
- Alvenaria estrutural.
Com isso, a ideia é que o projeto estrutural seja utilizado como um instrumento para trazer mais segurança na condução da obra, analisar se as estruturas suportam ou resistem a carga, economizar no planejamento do orçamento e na própria resistência e durabilidade do empreendimento.
Por que esse projeto é importante?
É importante para dar mais segurança e também na assertividade dos processos da obra. Assim como:
- Obter precisão nos cálculos, e assim, evitar custos desnecessários para a conclusão da obra;
- Evitar erros de dimensionamento, que podem apresentar problemas em revestimentos ou mesmo no teto e paredes da estrutura;
- Ajudar a escolher os melhores recursos e suas aplicações, assegurando a máxima qualidade possível na obra;
- Ser requisito para aprovação em prefeituras;
- Possibilitar uma previsão de futuras ampliações;
- Ser compatível com outros projetos da obra;
- Definir o melhor sistema estrutural para as edificações;
- Possibilitar a racionalização no uso de materiais;
- Promover o posicionamento correto das peças estruturais;
- Seguir à risca as normas técnicas.
A área que se dedica ao projeto estrutural é chamada de engenharia estrutural, sendo responsável por fatores como materiais e geometria de elementos estruturais, capazes de fazer uma ponte aguentar o tráfego ou um prédio muito alto suportar um terremoto, por exemplo.
Softwares na área
Atualmente existem softwares que conduzem a engenharia estrutural. O que facilitou em muito a vida desses profissionais, como a possibilidade de analisar alternativas em busca da melhor estrutura, o refinamento dos modelos estruturais, a racionalização das atividades de projeto e a facilitação da troca de informações entre seus participantes.
A cada ano esses softwares incorporam novas funcionalidades, permitindo que os modelos estruturais se aproximem do funcionamento real das estruturas e otimizando sua execução. Se por um lado esses modelos mais ajustados permitem melhores resultados, por outro, quando mal utilizados, podem conduzir a sérios riscos.
O BIM (Building Information Modeling), será um grande avanço que irá impactar fortemente as construções. A elaboração de projetos com informações agregadas irá permitir um melhor gerenciamento da obra desde a fase dos projetos, passando pelo planejamento, orçamento, execução e pós-entrega. É um longo caminho a ser percorrido, que passa por estabelecimento de padrões em todo o setor, mas que mudará a forma de se construir.
Como você viu, o projeto estrutural é extremamente importante em qualquer tipo de obra, capaz de trazer mais segurança às edificações e também economia de recursos, tanto materiais, como humanos.
Gostou do conteúdo? Então, acompanhe a Udiaço nas redes sociais e fique por dentro de outros temas relacionados à construção civil!