O potencial do aço nos processos de reciclagem e seu impacto na economia podem ser melhor exemplificados pela famosa frase: “Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Há séculos, Lavoisier observou que as substâncias passam por diversos estágios de composição antes de finalmente se combinarem e formarem novos elementos.
O termo “transformação” descreve de forma adequada o conceito em questão. Especificamente, ao abordar a indústria siderúrgica e a reciclagem de materiais, essa terminologia se ajusta perfeitamente: o aço é o principal candidato para integrar o conceito de economia circular, junto com plástico, vidro e papel.
De acordo com essa filosofia, o desperdício não teria lugar em um mundo ideal. Em vez disso, os materiais seriam utilizados indefinidamente, embora de maneiras diversas, por meio de um ciclo de reutilização.
Processo de reciclagem do aço e seus benefícios
Conhecido como um material altamente reciclável, sua durabilidade, resistência e a capacidade de ser reciclado infinitamente sem perder suas propriedades são atributos fundamentais que o tornam ideal para o reaproveitamento.
A reciclagem do aço envolve várias etapas, desde a coleta e separação até a produção de novos produtos, empregando uma quantidade significativa de pessoas.
Inicialmente, ocorre a coleta de sucata de aço, que pode ser proveniente de fontes diversas, como resíduos industriais, construções em demolição, automóveis descartados e eletrodomésticos. Em seguida, a sucata é processada, passando por uma triagem, limpeza e classificação para remover impurezas e separar os diferentes tipos.
Após essa etapa, o aço é fundido em fornos especiais com a adição complementar de minério de ferro e elementos de liga, transformando-se em lingotes ou placas que servirão como matéria-prima para a fabricação de novos produtos de. Esse processo, além de ser eficiente em termos energéticos, requer menos recursos naturais em comparação com a produção de aço virgem, reduzindo os impactos ambientais,
Segundo a Federação Internacional da Indústria da Reciclagem – BIR (Bureau of International Recycling), a reciclagem de uma tonelada de aço resulta na economia de 1.100 quilos de minério de ferro, 630 quilos de carvão, 55 quilos de calcário, 1,8 barris de petróleo e 2,3 metros cúbicos de espaço em aterros sanitários.
Gostou do conteúdo?
Então, acompanhe a Udiaço nas redes sociais e fique por dentro de outros temas relacionados à construção civil!