O aço é um material 100% reciclável e embora os termos de reciclagem e reutilização dos materiais sejam assuntos modernos, o reaproveitamento do aço já acontece desde o império romano. Em períodos de guerra, os soldados usavam as armas deixadas em trincheiras para a produção de novos armamentos.
Diferente de outros materiais e resíduos, o aço já tem destino certo e a matéria-prima pode ser reaproveitada infinitas vezes sem perder a qualidade. O aço pode ser fabricado a partir da combinação de minério de ferro e carvão, aquecidos em forno de alta temperatura ou por meio da reciclagem da sucata de aço.
O processo de reciclagem do aço
Para a reciclagem do aço, primeiramente é realizada a separação do material em cooperativas de reciclagem, em seguida, a sucata é prensada em fardos e enviada para as usinas siderúrgicas.
Nas usinas, o aço é derretido em altas temperaturas, a fim de atingir seu ponto de fusão e, ao chegar em seu estado líquido é moldado e utilizado para fabricação de diversos produtos, como chapas, embalagens, peças, bicicletas, entre outros. O processo não causa nenhuma diferença ou perda de qualidade em relação ao “aço original”.
Logo, o aço é uma matéria-prima com vantagens não só para o produtor, mas também para o consumidor. Diversas empresas investem em projetos que estimulam a coleta e reciclagem do produto, contribuindo até mesmo para a geração de empregos ao longo do processo de reciclagem.
Além disso, o processo reduz drasticamente os danos ambientais, em termos de redução de lixo, uma lata de refrigerante poderia demorar até 100 anos para se decompor na natureza e, com o destino correto, o mesmo aço poderia ser reaproveitado inúmeras vezes.
Conheça outros benefícios que este processo de reciclagem traz para a natureza:
- Economia de água durante a produção;
- Diminuição da poluição ambiental
- Diminuição dos impactos ambientais na extração dos minérios de ferro
A reciclagem e reutilização do aço se enquadram em um novo processo da indústria denominada economia circular, que é baseado no desenvolvimento sustentável a partir da redução, recuperação, reutilização e reciclagem, garantindo benefícios econômicos, sociais e ambientais.
Redução: diminuir a quantidade de matéria-prima e energia utilizada na linha de produção;
Reutilização: reaproveitar materiais para a mesma função realizada anteriormente;
Reciclagem: reciclar a matéria-prima para o mesmo ou outro produto-fim.
Remanufatura: transformar produtos usados ou com defeito em novos produtos;
No ramo da construção civil, a economia circular permite a redução de resíduos e acelera a execução de projetos. Além disso, de acordo com o Instituto Aço Brasil, quando o aço reciclado é reaplicado na arquitetura pode maximizar a iluminação natural.
Gostou do nosso conteúdo?
Confira nossa próxima matéria da série “12 curiosidades sobre o aço”, em que iremos falar sobre o aço e a sustentabilidade, disponível a partir do dia 1º de agosto em nosso blog.