fbpx

Aço é alternativa em construções sustentáveis

Atualmente, a geração de energia limpa é uma das pautas mais discutidas dentro do tema sustentabilidade. Visto que é um material totalmente adaptável, o aço é largamente utilizado, por exemplo, nas estruturas de fixação das placas solares, contribuindo com a implementação de alternativas que geram energia limpa e renovável. 

O uso do aço em construções sustentáveis possibilita maior precisão de medidas, garantindo que a obra seja realizada de forma nivelada, facilitando a inserção dos demais componentes. Além disso, o aço é uma solução que pode ser adotada em diferentes terrenos, com vários tipos de desníveis, proporcionando menor movimentação de carga e, consequentemente, diminuindo a emissão de CO2 no meio ambiente.

Quando falamos de sustentabilidade no setor de construção civil, é essencial que se considere pontos como por exemplo o ciclo de vida da construção, da sua concepção até o final da sua vida útil, buscando soluções que estejam em consonância com as pautas de preservação ambiental. Nesse sentido, o aço apresenta todo o seu potencial no sentido de contribuir com o avanço da construção sustentável, pois não polui o meio ambiente, possibilita economia e material na execução na construção, além de diminuir o uso de materiais e os impactos ambientais. 

Por ser reciclável, o aço pode ser reutilizado após o final da vida útil da edificação, retornando aos fornos sob forma de sucata e podendo ser transformado em um novo material, que será reutilizado com perda zero de qualidade. As estruturas em aço apresentam um conjunto de vantagens que justificam sua aplicação em vários tipos de situação, já que são flexíveis e extremamente resistentes.

Em termos de uso de energia e água, as estruturas de aço são extremamente econômicas, pois consomem apenas 6,3% do ciclo de vida total de energia de uma residência. O restante é utilizado com climatização e iluminação.

A construção sustentável busca a redução do consumo de recursos naturais, a maximização de sua reutilização e a criação de um ambiente não tóxico, possibilitando um aumento da qualidade na criação do ambiente construído. Levando em consideração que o setor da construção é responsável, direta ou indiretamente, pelos impactos ambientais, adotar medidas que visem à preservação do meio ambiente é de suma importância. Graças às características naturais do aço, é possível otimizar os recursos naturais e contribuir para o desenvolvimento de uma consciência ambiental cada vez maior no setor da construção civil.

By | 2021-04-15T15:56:17-03:00 15/04/2021|meio ambiente|