Você já ouviu falar sobre BIM? Sabe o que significa? O termo vem sendo muito discutido e aplicado em diversos setores, inclusive na construção civil, por conta da sua capacidade de solucionar alguns problemas da indústria como a gestão de projetos e a compatibilização entre eles.
Building Information Modeling (BIM) traduz-se como Modelagem de Informação da Construção e é um conjunto de tecnologias, processos e políticas que permite que várias áreas de atuação possam, de maneira colaborativa, projetar, construir e operar uma edificação.
Os benefícios são diversos e a tendência é que a cada dia mais empresas adotem esse tipo de tecnologia. Mas calma! Continue lendo a matéria que vamos te explicar um pouco mais sobre o assunto!
A tecnologia BIM na construção civil
A tecnologia BIM na construção civil é processo que acompanha as edificações em todo o seu desenvolvimento, desde a fase inicial até a finalização da obra. Essa moderna tecnologia é fundamental para a evolução dos canteiros, proporcionando obras mais eficientes, orçamentos mais previsíveis e muito mais precisão na execução dos projetos arquitetônicos, já que se trata de um instrumento de gestão das informações e fluxos.
Dentre os benefícios, o principal deles é ter um canteiro de obras totalmente conectado, porém podemos citar outras vantagens como:
Qualidade e precisão nos projetos: a ferramenta possibilita projetos mais assertivos, pois propõe uma visão detalhada das estruturas e, principalmente, dos dados. Sendo assim, fica muito mais fácil prever os erros e planejar possíveis atrasos no cronograma de obras.
Base de dados confiável: todas as informações são coordenadas, integradas e interligadas por intermédio de um software, ou seja, é possível ajustar e acompanhar todos os dados em tempo real.
Pesquisa rápida de documentos: todas as informações e documentos necessários da obra ficam agrupados na ferramenta, o que reduz o ruído de informações e agiliza o processo de consultas.
Aumento da produtividade: a junção de todos os benefícios já citados faz com que o fluxo de trabalho seja mais ágil e os processos mais concisos, logo a produtividade de toda a equipe tende a aumentar.
BIM não é a mesma coisa que tecnologia 3D
Atenção! Muita gente se confunde em relação ao BIM e ao 3D! Mas, embora parecidos em alguns aspectos, a tecnologia BIM não é um software 3D! A principal diferença entre eles é que o 3D faz uma projeção visual simples, enquanto o BIM permite além da visualização, um gerenciamento completo de informações.
Além disso, cabe destacar aos profissionais da área que o conhecimento deste tipo de software será indispensável no futuro, então, vale a pena buscar especialização sobre o assunto.
Gostou do conteúdo? Acompanhe a Udiaço nas redes sociais e fique por dentro de outros temas relacionados à construção civil!