fbpx

Boas práticas para otimizar a sua obra

Seja para construir ou reformar, concluir a execução da obra dentro do prazo estabelecido é o cenário ideal para qualquer construtora. Para isso, uma boa gestão é fundamental neste processo. Trata-se de um tipo de serviço contínuo e dinâmico com foco na efetivação e na otimização de cada etapa da construção. Investindo em recursos, é possível ter um impacto positivo no tempo de entrega do empreendimento.

Para otimizar o tempo da sua obra e manter a qualidade do serviço, trabalhe com:

Desenvolvimento de bons projetos – Para a obra ocorrer sem grandes problemas, é fundamental que o projeto auxilie a mão de obra. Além disso, é importante verificar previamente a existência de possíveis interferências no terreno para criar estratégias necessárias que tragam fluidez à execução da obra.

Elaboração de planejamento – Definir etapas e traçar metas de tempo para cada uma delas, torna-se possível perceber com mais facilidade a evolução do serviço. Com o planejamento, os colaboradores também terão um roteiro a seguir e dificilmente terão problemas em acompanhar as fases do projeto estipuladas previamente.

Tenha em mãos o cronograma detalhado de toda a execução da obra, o levantamento do maquinário que será utilizado, os serviços que precisarão ser contratados, a regularização da construção perante as leis locais, entre outros.

Equipe qualificada – Contratar bons profissionais e serviços terceirizados são essenciais para antecipar a entrega da obra. Isso porque, uma equipe de trabalho bem qualificada garante que todas as etapas da obra sejam respeitadas e guiadas de acordo com o planejamento.

Aumente a produtividade – Disponibilize bons materiais e ferramentas eficientes para a equipe de trabalho. Alinhe a proporção da obra, seja em tamanho ou exigência de trabalho, com todos os recursos oferecidos para a equipe.  No caso específico de vergalhões, analise o custo benefício de adquirir o material comercial, ou cortado e dobrado ou mesmo armado pronto, onde o produto adquirido com maior valor agregado vai implicar em menos ocupação de mão de obra no canteiro. Tudo isso influenciará na produtividade.

Escolha os fornecedores –  Busque informações sobre os serviços e conheça a reputação das empresas no mercado. Antes da contratação, certifique que os fornecedores atuem com materiais de qualidade e exija laudos e certificações dos produtos, bem como o comprometimento com prazos de entrega.

Comunicação – estabelecer uma comunicação rápida e eficiente, tanto com os colaboradores quanto com o cliente, favorece a manutenção do controle do andamento do serviço. Utilize softwares de construção civil ou aplicativos que facilitem o contato direto de todos com as condições atuais do serviço.

 Essas etapas poderão contribuir com o desenvolvimento e sucesso do projeto, capaz de mitigar erros e reduzir o tempo de execução da obra. 

By | 2021-02-24T15:23:03-03:00 24/02/2021|Construção|