fbpx

O aço no nosso dia a dia

O aço é um material tão versátil que consegue estar presente em diversos momentos e lugares. Por ser fácil de moldar, pode ser utilizado de diversas formas, tamanhos e espessuras, e ainda possui um preço mais atrativo do que outros materiais, se fazendo útil em muitos setores.

Com o desenvolvimento dos fornos na Revolução Industrial, foi possível corrigir as impurezas do minério de ferro, e atribuir ao material resistência ao desgaste, ao impacto e à corrosão, fazendo da liga de ferro e carbono o aço que tanto conhecemos hoje. Essas propriedades proporcionam ao aço inúmeras aplicações. Conheça algumas.

 

Construção civil

A construção civil é o setor que mais consome o aço produzido no país.

Com suas inúmeras vantagens, o aço proporcionou à construção civil a otimização dos processos realizados dentro do canteiro de obras, aumentando a qualidade e diminuindo o prazo de entrega das construções.

Nessa área, o aço pode ser empregado de duas formas: 

  • nas edificações, onde a estrutura base é montada com vigas, pilares, treliças etc.
  • na forma de armaduras, auxiliando na resistência à tração da estrutura de concreto armado.

 

Transporte

No setor de transportes não é muito diferente. O aço se faz presente em quase todos os meios de locomoção que existem.

Nos carros, ônibus e aviões, ele é facilmente encontrado nas carrocerias, enquanto nos trens, além desta aplicação, tem grande importância na estrutura dos trilhos.

Bicicletas, calçadas e escadas também estão ligadas a transporte e possuem aço na estrutura. 

Você sabe quanto de aço têm no seu carro?

O aço representa 56% do peso total de um carro, sendo encontrado principalmente na carroceria.

 

Indústria

Neste departamento da economia, o aço está presente nos maquinários e ferramentas utilizadas nas produções dos mais diversos itens. 

São utilizados tanto os aços planos, como as chapas, em diferentes espessuras, para a fabricação das carcaças das máquinas, quanto os aços fundidos, que podem se transformar em diversos componentes desses maquinários.

 

Embalagens

Já nas embalagens, o aço é responsável em garantir que o produto dentro do recipiente chegue até o destino da maneira esperada.

O aço pode ser aplicado em forma de folhas, como revestimento interno, ou em toda estrutura da embalagem, como as latinhas de refrigerante. Essas embalagens se destacam pela praticidade do transporte e pela durabilidade nas prateleiras. 

Outras vantagens são: a facilidade de moldagem em vários formatos e tamanhos, a resistência a grandes empilhamentos e a proteção oferecida ao conteúdo. Por ser um material inviolável e que protege contra a oxidação, ajuda a evitar a contaminação dos alimentos.

 

Cozinha

Por se tratar de um ambiente muitas vezes úmido, é necessário que o material não enferruje, por isso, aqui, as características do aço mais valorizadas são a durabilidade e a resistência. 

Inicialmente era comum em talheres, mas, principalmente por conta de sua aparência, hoje é encontrado em panelas, bancadas, cubas, frigideiras e eletrodomésticos como geladeiras e fogões.

Sua superfície lisa e livre de poros dificulta a adesão de bactérias, garantindo mais higiene e saúde ao melhor ambiente da casa.

 

Energia

Isso mesmo, o aço também está presente na produção e no fornecimento de energia.

O aço contribui para a geração e conservação de energia elétrica por meio do seu uso nos mais diversos itens que compõem um sistema elétrico como transformadores, torres de transmissão, turbinas, rotores, reatores e exaustores.

Também é um dos materiais principais na construção das usinas elétricas.

Além de ser fundamental na economia do país, o aço faz parte do nosso cotidiano. Entre muitas características, uma das que mais chama a atenção é a sua sustentabilidade. É um material 100% reciclável, podendo ser reaproveitado de diversas maneiras, o que contribui com a biodiversidade do planeta.

 

Gostou dessa matéria? 

Acompanhe que tem mais mais pela frente.

 

A cada mês um novo artigo para você. 

Escaneie o QR Code do nosso calendário e acompanhe nossos conteúdos exclusivos.

By | 2021-03-01T09:10:43-03:00 04/01/2021|Curiosidades sobre o aço|