Um canteiro de obra é um local fixo e temporário, onde são realizadas as operações de suporte e de execução de projetos. Por ser um ambiente de trabalho de alto risco, imprevistos podem fazer parte do dia a dia. Para evitar incidentes durante o trabalho, é fundamental que profissionais, gestores e investidores do ramo tomem medidas para garantir a segurança dos trabalhadores.
Essas medidas de segurança são determinadas pela Norma Regulamentadora (NR-18) a qual dispõe sobre as condições e o ambiente de trabalho adequado, além de estabelecer diretrizes de administração, planejamento e de organização para a atuação dos profissionais a fim de garantir a prevenção de acidentes. Sendo assim, confira abaixo os principais equipamentos que auxiliam na prevenção de acidentes.
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)
Um equipamento de Proteção Individual, é todo acessório utilizado individualmente pelo trabalhador, para protegê-lo dos riscos existentes em um ambiente de trabalho.
Esses equipamentos e um efetivo Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) são essenciais para reduzir e garantir a proteção dos funcionários contra riscos de acidentes e doenças ocupacionais.
Dentre os EPIs usados na construção civil, alguns se destacam pelo seu papel fundamental, sendo eles:
- Capacete de segurança : Auxilia na proteção contra a queda de materiais e queda de pequenas alturas (ideal com cinta jugular, que evita queda ao se abaixarem);
- Abafador de ruído: Protege contra ruídos, normalmente utilizados por operadores de máquinas e serras;
- Óculos de proteção e protetor facial: Para proteção dos olhos contra partículas que possam atingi-los;
- Balaclava: Proteção do pescoço contra o sol, agentes químicos e escoriantes;
- Máscara de proteção respiratória: Impede a inalação de substâncias tóxicas, fumaças, poeiras e gases. Essas máscaras podem ser descartáveis (peças faciais filtrantes – PFF1, PFF2 ou PFF3) ou respiradores com troca do filtro (Filtros – P1, P2 ou P3). Cada filtro possui uma recomendação de uso:
- Os filtros PFF1 e P1 são utilizados para a proteção contra poeiras e névoas partículas não tóxicas
- Já o PFF2 e o P2, são recomendados em ambientes com partículas finas, fumos e névoas tóxicas
- O PFF3 e o P3, devem ser utilizados em casos de contato com partículas tóxicas finíssimas e radionuclídeos.
- Vestimentas: Auxilia na proteção contra materiais que possam ser nocivos à saúde, além de proteger contra agentes físicos, como exposição solar ou baixas temperaturas;
- Luvas contra agentes: Utilizado em trabalhos em que haja risco de corte ou lesão;
- Avental de raspa: Desenvolvidas para proteger o trabalhador de danos que possam ser causados por atividades de soldagem, como solda elétrica, solda oxi-acetileno, corte de plasma, solda MIG e solda TIG;
- Calçado de segurança: Impossibilita perfurações, cortes e escorregões;
- Cinto de segurança com talabarte e trava-quedas: Para atuar em trabalhos em alturas.
Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs)
Os EPCs são todos os equipamentos destinados a proteger os trabalhadores dos riscos do ambiente de trabalho, visando a segurança de maneira coletiva. Como exemplo, podem ser citados:
- Redes de Proteção;
- Sinalização de Segurança;
- Alarmes e extintores de incêndios;
- Sistema de ventilação, purificação e eliminação de gases e vapores;
- Kit de primeiros socorros.
De acordo com a NR-18, quando uma obra tem mais de 20 trabalhadores, é necessário ter um Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT), cujo documento estabelece as diretrizes administrativas, de planejamento e organizacionais para o controle de riscos.
GESTÃO DE AÇO
Além de serem disponibilizados pelo empregador, os EPIs devem passar por manutenção diária e terem as entregas e devoluções registradas. É importante realizar treinamentos para novos profissionais e certificar-se que as datas e comprovantes de manutenção dos EPIs e EPCs estejam atualizados, bem como a quantidade de equipamentos em bom estado ou em manutenção. Dessa forma, há a garantia do uso correto e constante desses materiais.
Com o uso da tecnologia, a gestão se torna mais eficiente e produtiva. A tecnologia wearable, por exemplo, é um conjunto de ferramentas eletrônicas que são incorporadas a roupas, capacetes, cintos, relógios e outros acessórios, que geram informações sobre a saúde, localização, e facilitam a comunicação entre os usuários. Na construção civil, essa tecnologia é utilizada na proteção dos trabalhadores, garantindo que os EPIs e EPCs estejam funcionando corretamente e com a devida manutenção.
É fundamental seguir as normas de segurança para um ambiente de trabalho seguro. Para isso, estes equipamentos devem ser utilizados de forma correta e terem a manutenção realizada periodicamente a fim de garantir sua eficiência. Além de fornecer e prover treinamento sobre EPIs e EPCs, a empresa deve fiscalizar o correto uso pelos trabalhadores e, se for o caso, orientar novamente.
Gostou do conteúdo?
Acompanhe a Udiaço nas redes sociais e fique por dentro de outros temas relacionados à construção civil!
Instagram @udiaco_oficial