Se você precisa comprar aço para a sua construção, provavelmente terá dúvidas sobre o produto. Portanto, saber de algumas informações sempre ajuda a garantir uma ótima compra. Para te auxiliar neste processo, preparamos algumas dicas essenciais para que você acerte na escolha do seu material!
Os erros de comunicação são comuns e quando se trata de comprar aço, é preciso ter atenção para evitar enganos.
Para que você não cometa equívocos, vamos te contar sobre a nossa experiência com os clientes que nos procuram para comprar aço.
Quando o cliente não tem o projeto e está executando pequenas reformas ou ampliações em sua residência, é normal que ele passe os detalhes dos desenhos da ferragem que o empreiteiro rascunha em um papel. Nestas situações de ampliações ou reformas, também recebemos com frequência a relação escrita de todas as sapatas, vigas e colunas da obra do cliente. A procura pode ser por elementos montados (já armados), mas também há procura pelo corte e dobra. Neste último caso, um kit com as peças é produzido pela Udiaço, com as medidas solicitadas. Desta forma, o cliente pode montar as suas armações em seu canteiro de obras.
Quando o cliente precisa de aço e nos procura, a comunicação pode ser presencial ou através do envio de arquivos. Geralmente, os materiais que recebemos são enviados por e-mail ou WhatsApp e podem ser documentos de texto ou fotos. Em seguida, após o recebimento das informações, damos continuidade ao atendimento e providenciamos o orçamento para o cliente.
Entretanto, alguns erros de comunicação costumam acontecer e causam mal-estar para ambas as partes, cliente e consultor. Veja alguns enganos frequentes:
Quando o cliente pede o estribo na bitola 5/16”, ele está pedindo em polegada. Isso ocorre sempre, pois os pedreiros/construtores mais antigos definiam desta forma. Contudo, o aço é atualmente definido em milímetros e não mais em polegada. Neste caso, ele estaria solicitando o equivalente ao aço de 8.00mm. Entretanto, o que o cliente queria pedir era o aço nas bitolas de 4.20mm ou 5.00mm, que em polegada equivale ao valor 3/16”. Outro erro constante é a confusão entre o aço 3/8” (três oitavos de polegada) com o aço 5/8”(cinco oitavos de polegada), pois o primeiro mede 10.0mm e o segundo 16.0mm.
Outro equívoco recorrente é informar a medida externa e não a interna das formas. Por exemplo: quando as medidas dos estribos devem ser proporcionais com as formas de concretagem e devem ser 2.5 cm ou 3.0 cm menores do que as caixarias, mas o cliente informa a medida na largura da parte externa ao invés de interna, é possível que ele tenha um problema. Afinal, ao chegar em determinado processo da obra ele constatará que não caberá na forma.
Assim, essa é a dica fundamental para quem vai comprar aço: confira se as duas medidas foram informadas ao consultor. Pois, ao passar as medidas do material acabado (concretado) e a medida dos estribos, definitivamente não restará qualquer dúvida!
Esperamos que as informações sejam úteis para você. Afinal, nossa intenção é lhe ajudar em todas etapas de sua obra, evitando qualquer retrabalho ou prejuízos!
Até a próxima.
Veja também:
As vantagens do uso de telas soldadas nas armaduras de concreto
Fatos que você deveria saber antes de comprar uma cantoneira de aço