No momento de construir, devemos prestar atenção em todos os detalhes para que saia de acordo com o planejado, e isso também inclui traçar planos para o descarte correto dos entulhos – ou resíduos de Construção Civil (RCC) – produzidos durante a obra.
Nesta matéria, você vai aprender tudo sobre como realizar esse processo de forma correta e ao mesmo tempo ajudar o planeta, item essencial, ainda mais no mês do Dia Mundial do Meio Ambiente. Leia a seguir!
Quais são os tipos de entulho produzidos?
O conjunto de fragmentos de produtos e peças são considerados entulhos e usamos tantos materiais em uma obra, que seria até difícil listar todos, mas podemos dizer que os principais são: madeira, canos de PVC, telhas e tijolos, plásticos, tubulações e aço – que a título de curiosidade é um dos materiais mais reciclados do mundo.
Em uma obra, é muito fácil que esses materiais se acumulem em grande quantidade e causam até mesmo desperdício monetário para o bolso de quem está financiando, mas o importante é sempre que possível, reciclá-los.
Fique atento aos riscos!
O meio comum em que vivemos também é afetado pelo descarte incorreto do entulho, podendo causar o acúmulo de doenças, bactérias e insetos infecciosos que se disseminam e proliferam com facilidade, como por exemplo, o mosquito da dengue ou escorpiões.
E se for descartado em locais que podem contaminar o solo, a água e as estruturas da nossa cidade? Pior ainda! Isso pode fazer com que graves consequências venham à tona, como enchentes ao entupir os bueiros.
Tudo deve ser feito de acordo com a lei
Quando se trata de meio ambiente, o negócio é sério. Em nossa legislação existem leis que defendem o descarte correto e aplicam penalidades para aqueles que não cumprirem à risca e forem pegos cometendo o ato.
Aqui, podemos destacar duas mais relevantes: a lei 12305/2010 e a resolução 307/2002 do Conselho Nacional de Meio Ambiente, onde falam sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e estabelecem as responsabilidades determinadas a quem gerou o lixo, independente de quem foi, deve descartar corretamente.
Em casos de descarte incorreto, o autor do entulho pode ser multado referente a definição de cada município.
Então, como fazer o descarte correto?
Finalmente chegamos ao tema principal desta matéria, afinal, quais são os procedimentos para que tudo ocorra de forma correta? Comece definindo se eles poderão ser reaproveitados ou reciclados.
Como dito anteriormente, muitas vezes no seu entulho, materiais que ainda podem ser utilizados acabam indo para o lixo, então é sempre bom definir primeiro o que vamos descartar.
Aluguel de caçambas
Embora não seja o mais econômico, é o método mais convencional para o descarte. O aluguel de caçambas é feito por empresas especializadas que fazem o descarte correto após a retirada do entulho. Mas atenção: sempre pesquise e verifique se aquela empresa é legalizada e trabalha o método correto.
Coleta domiciliar
Aquela coleta que passa em frente a sua casa pode levar esses resíduos embora, e eles fazem o descarte certo. Segundo a lei, cada casa pode descartar cerca de 50kg de entulho, e claro, sempre com a devida proteção em torno deles para não atingir e machucar os coletores!
Ecopontos
Você já ouviu falar desse método? Os ecopontos são lugares voluntários onde você pode descartar seus resíduos de maneira gratuita, mas sempre se certifique de que há um deste em sua cidade e qual o limite de entulho que é possível descartar por indivíduo.
Agora que você já aprendeu a lição deste mês focado na preservação do meio ambiente e sabe como descartar o entulho da sua obra, está na hora de botar a mão na massa e começar a praticar a reciclagem, afinal, é um bem para todos.
Ah, se você quiser ficar por dentro de outros conteúdos em primeira mão é só ficar de olho em nossas redes sociais!
Instagram: https://www.instagram.com/udiaco_oficial/
Facebook: https://www.facebook.com/Udiaco