A aplicação de soluções tecnológicas, com objetivo de agilizar os processos, e torná-los mais eficazes vem se tornando uma estratégia cada vez mais frequente em todos os segmentos da indústria.
Dentre elas, o uso de drones vêm se tornando um diferencial e o setor da construção civil não ficou para trás, já que o uso de tecnologia para melhorar processos já existentes é uma realidade cada vez mais comum.
Mas afinal, o que são drones?
O drone é um veículo aéreo não tripulado e controlado à distância que tem como função principal captar imagens e vídeos de alta qualidade. Pode parecer um brinquedo, pois além de pequeno é movido a bateria e é controlado via controle remoto, entretanto é capaz de realizar trabalhos pesados e em ambientes de difícil acesso.
Como os drones são aplicados na construção civil
Os drones na construção civil são vistos como complementos e verdadeiros aliados, pois permitem o monitoramento das áreas e auxiliam no acompanhamento da obra, visualizando diferentes ângulos e fiscalizando a segurança tanto estrutural, quanto dos trabalhadores.
A utilização dessa tecnologia no canteiro de obras permite mais agilidade, redução de custos e aumenta a segurança dos trabalhadores, poupando-os da necessidade de acessar locais de difícil acesso.
Para ilustrar a situação, imagine um prédio que começou apresentar rachaduras na parte externa, ou seja, para fazer a análise do problema seria necessário um guindaste e uma equipe especializada para verificar de perto. Neste exemplo, com um único drone seria possível ter em poucos minutos fotos e filmagens em diferentes ângulos do prédio para análise e correção do problema.
Outro exemplo de aplicação, é no contexto de obras com linhas de transmissão de energia, pois existem interferências que podem atrapalhar o lançamento de cabos, como lagos, mares e áreas com grande volume de vegetação. Nestas situações o drone poderá levar um cabo guia amarrado ao cabo de energia a ser lançado.
Dentre os pontos já citados, podemos destacar outras vantagens na implementação desta tecnologia no canteiro de obras:
-
- Mapeamento da área construída: possibilitam uma visão que vai além do projeto no papel
- Segurança: alcançam locais de difícil acesso e geram imagens em diferentes ângulos que podem identificar falhas e erros com antecedência
- Progresso da obra: com as capturas de imagens e vídeos em alta resolução é possível acompanhar desenvolvimento de obra sem qualquer impedimento
- Inspeções e análises estruturais: a tecnologia permite uma visão precisa e ampla da estrutura local
- Reduz custos: dispensa o uso de equipamentos complexos para captação de imagens aéreas e de guindastes e andaimes para análises.
- Marketing de experiência: grandes construtoras têm apostado em vídeos aéreos para melhorar a experiência de compra e captar mais clientes usando drones, uma alternativa mais barata e acessível.
Gostou do conteúdo? Já conhecia essa alternativa? Confira outras matérias sobre o ramo em nosso blog!