Os jardins verticais, também conhecidos como parede verde, são uma excelente opção para quem gosta de plantas e tem pouco espaço ou então, para aqueles que desejam decorar o ambiente trazendo um aspecto mais vivo e alegre.
Diferente do que a maioria pensa, montar uma parede verde não é um bicho de sete cabeças. Confira a matéria completa e descubra!
O conceito, de maneira geral, está diretamente relacionado à utilização da natureza como principal elemento decorativo em espaços residenciais ou comerciais, permitindo um convívio maior com plantas de diversos tipos e formatos.
O ambiente
O segredo para a composição de um belo jardim vertical começa na escolha do ambiente. Não basta simplesmente escolher uma parede para decorar, é preciso, antes de tudo, avaliar o local que irá receber a vegetação se questionando sobre os seguintes itens:
- Tipo de luz: o local recebe luz solar? Direta ou indireta?
- Temperatura: o local é um ambiente climatizado?
- Irrigação: o local recebe irrigação indireta, por meio da chuva ou respingos da piscina?
- Textura da parede: o local tem alguma aplicação de papel? Precisa de reforço de pintura e impermeabilização?
Feito isso é hora de ir para o próximo passo!
Escolha das plantas
Com a superfície da parede escolhida é hora de pensar na escolha das plantas. Para uma apresentação mais bonita, visualmente, o indicado é pensar em um mix de plantas, variando as cores e texturas de cada uma delas. Dentre as opções mais usadas e que se adequam na maioria dos ambientes, temos:
- Samambaia: é uma planta pendente que gosta de meia sombra e se desenvolve bem em ambientes iluminados. Suas folhas densas e volumosas ajudam a preencher os espaços do jardim e proporcionam um aspecto de floresta.
- Jibóia: é uma opção resistente e de fácil cuidado que também cumpre o papel de pendente e preenchimento de espaços, porém, com a delicadeza de folhas menores.
- Trapoeraba-roxa: é muito utilizada em jardins externos, devido à sua resistência ao Sol e também pela sua coloração marcante.
- Singônio: é comum em parques e praças públicas e conhecida pelas suas folhas verdes com nervuras amarelas desenhando um lindo contorno. Ideal para ser usada na base do jardim, pois requer poucos cuidados.
- Costela de Adão: é muito utilizada na decoração de ambientes internos e pode ser aplicada num local com boa claridade para proporcionar um detalhe extra na parede.
- Cóleus: é conhecida como coração magoado e tem dezenas de variedades de padrões, formatos e cores. Perfeita para deixar o jardim mais colorido e vibrante.
Fixação
Para fixação de tantas plantas na parede é necessário pensar em uma estrutura forte. Sendo assim, nossa sugestão é aplicação de telas soldadas nervuradas (para quem acoplar vasos grandes) ou da malha (para quem busca acoplar pequenos e mais leves), produtos que são vendidos aqui na Udiaço em qualquer quantidade.
A tela ou a malha deve ser chumbada nos quatro cantos e no meio da parede ganchos de aço galvanizados. Uma dica importante nesta etapa é deixar os ganchos com, pelo menos, 2 cm de distância da parede, para evitar infiltrações e facilitar a ventilação das plantas.
Depois, o próximo e último passo consiste na fixação das plantas dentro das telas. Para prender os vasos, basta fazer três furos na borda e amarrá-los em braçadeiras de plástico, que são resistentes e duráveis.
Para disposição dos vasos, tente mantê-los inclinados ou opte por vasos no formato de meia lua, assim, a vegetação de uma planta esconde o vaso da outra fileira, mantendo um aspecto visual ainda mais bonito.
Gostou das dicas? Nos acompanhe nas redes sociais para conferir outros conteúdos incríveis!
Instagram: hhtps://www.instagram.com/udiaco_oficial/
Facebook: https://www.facebook.com/Udiaco