Recentemente, o Facebook mudou seu nome empresarial para Meta, com objetivo de se associar ao conceito de metaverso. Desde então, o assunto tem ganhado cada vez mais relevância em todos os âmbitos da indústria, inclusive na construção civil.
Consequentemente, a corrida tecnológica se tornou ainda mais acirrada. De um lado, temos desenvolvedores de olho em novas oportunidades e de outro, empresas inovando cada vez mais e apostando em novos níveis de experiência.
Leia a matéria a seguir e descubra tudo sobre o metaverso e como ele se aplica na construção civil!
O que é metaverso?
Vamos começar pelo princípio, o metaverso é um universo digital que reproduz ao máximo a realidade em que vivemos e tem como objetivo desenvolver-se a partir de dispositivos de tecnologias ligados a internet, conectando dessa maneira o mundo real ao virtual.
Mark Zuckerberg, CEO da Meta, explicou em uma entrevista que a diferença entre o metaverso e a internet é a mesma que espiar o mundo através de uma janela e estar em determinado local vivenciando uma experiência, respectivamente.
Aos poucos, o metaverso permitirá novos modelos de interação, de forma muito mais imersiva, ou seja, será possível conversar, trabalhar e até interagir com familiares e amigos, mas sem nem mesmo sair de casa.
Atualmente, podemos encontrar essa realidade em alguns jogos, onde são utilizados óculos de realidade virtual para a visualização completa e imersiva do ambiente.
Como é utilizado na construção civil?
Na construção civil, a chegada do metaverso também vem quebrando barreiras entre os dois mundos – físico e digital – e proporcionando diversas vantagens, tanto para quem atua na área, como arquitetos e engenheiros, quanto para quem busca adquirir bens no ramo imobiliário. Conheça as principais:
Construções 3D: por meio da realidade virtual, algumas empresas simulam um ambiente completo com uma experiência imersiva e personalizada que pode acontecer de qualquer lugar do mundo.
Comunicação: por meio de plataformas de colaboração virtual, engenheiros, arquitetos e designers poderão conectar as principais ferramentas de trabalho e trabalhar em tempo real visualizando todos os detalhes do projeto.
Gêmeos digitais: o Metaverso permite a criação de gêmeos digitais de coisas físicas, seja de objetos ou mesmo estruturas. Além disso, existe a possibilidade de adicionar informações como sazonalidade e outras características físicas do ambiente a fim de entender como cada item irá se comportar, evitando problemas estruturais e erros de planejamento, que são suscetíveis a acontecer por erros humanos.
Performance: a tecnologia vai permitir que engenheiros e arquitetos visitem a obra sem sair de casa e, com isso, o acompanhamento passa a ser muito mais preciso e rápido evitando diversos tipos de erro.
Sustentabilidade: a possibilidade de testes e planejamento virtual, evita o desperdício de materiais e facilita a escolha de materiais, como pisos e revestimentos. Afinal, trocar uma peça ou material no metaverso é muito mais rápido, prático e barato do que no mundo real.
Segurança: outro ganho que o metaverso pode trazer é a segurança nas edificações, capaz de prever o comportamento de construções e planejamentos, desde pequenas construções até grandes obras, que deverão mudar o estilo de vida das pessoas de uma cidade.
E aí gostou do conteúdo? Já conhecia essa nova tendência? Confira outras matérias do nosso blog clicando aqui.
Ah, você também pode ficar antenado sobre o mundo da construção civil em nossas redes sociais, sempre compartilhamos muita coisa legal, por lá.
Instagram @udiaço_oficial
Facebook https://www.facebook.com/Udiaco/