fbpx

Sustentabilidade é tema cada vez mais importante na construção civil

Venha descobrir porque esse cuidado virou crucial na área

Existem dois temas que estão sempre em alta e são altamente necessários para todos nós: sustentabilidade e construção civil. Ambos são importantíssimos para o nosso desenvolvimento, cada um à sua maneira.  Isso não quer dizer que eles não possam caminhar em conjunto. Na verdade, é o contrário que vem acontecendo e os projetos estão cada vez mais sustentáveis.

Pois é, sustentabilidade na construção civil não acontece apenas enquanto se está levantando um imóvel. O que acontece é uma forma de garantir que haja uma redução do impacto ambiental antes, durante e depois da obra. Além disso, apostarem alternativas verdes para um novo empreendimento tem diversas vantagens, inclusive financeiras.

Sendo assim, hoje você vai descobrir porque a sustentabilidade é um tema cada vez mais importante na construção civil, quais são os seus benefícios para uma nova propriedade e como aplicá-la. Confira com a gente!

 

Por que a sustentabilidade é importante na construção?

A ideia de sustentabilidade é basicamente promover uma consciência coletiva para que, a longo prazo, a gente não esgote nossos recursos naturais. Por outro lado, um dos setores de maior consumo de recursos historicamente é a construção civil, com algo em torno de 50% da utilização dos insumos.

Ou seja, aplicar a conscientização em cada obra tem um impacto enorme no nosso futuro. Por isso, existem tantos incentivos para que as construções sejam cada vez mais sustentáveis. Assim não comprometemos nem as próximas gerações, ou a sociedade e nem o meio ambiente.

Os benefícios de uma construção sustentável

Manter uma boa qualidade de vida para as futuras gerações já é excelente, mas os benefícios não param por aí, existem vantagens imediatas para quem constrói de maneira mais verde.

Incentivos fiscais

Quem adota práticas sustentáveis pode se beneficiar de diversas medidas de incentivo. Um dos maiores estímulos é o IPTU Verde, que oferece descontos entre 5% e 20% tanto para construções quanto em reformas que utilizem soluções sustentáveis, tendo sido aprovado em diversas cidades pelo Brasil.

Como o bom exemplo deve vir de cima, existe também uma lei federal (n° 252, de 2014) que dispõe sobre técnicas de baixo impacto no meio ambiente que precisam ser adotadas por todas as construções feitas pela União.

Custo-benefício

Quem acha que apostar em sustentabilidade é um gasto está completamente enganado. Para começar diversas linhas de crédito facilitam o acesso a quem busca por opções mais tecnológicas, para reduzir o impacto nos recursos, mas existem outros pontos tão importantes quanto.

Afinal, a construção sustentável  utiliza um consumo mais racional, reduzindo tarifas, como a de água e energia elétrica. E na própria obra também há economia, já que materiais reciclados podem reduzir os custos e proporcionar mais resistência.

Mais conforto

A sustentabilidade não é apenas sobre tecnologia, mas também sobre redução e formas inteligentes de encarar problemas. Ou seja, os projetos de baixo impacto ambiental sempre buscam formas de incluir mais iluminação natural e ventilação natural como exemplificação. Só isso já permite muito mais conforto para quem utiliza os recintos construídos com menos impacto ambiental.

Existe também a questão do acolhimento que um imóvel verde proporciona.

Afinal, existe uma atração estética no que é sustentável. Ou seja, empreendimentos conscientes costumam ser bonitos.

Imóveis mais valorizados

Como o sustentável, além de uma necessidade, é uma tendência, existe uma valorização maior nos imóveis que adotem medidas do tipo para a sua construção.

Pense em um apartamento à venda em Barueri,  com certeza, a sua percepção de valor sobre ele vai aumentar bastante se descobrir que o prédio foi feito respeitando todos os critérios ambientais.

Descobriu com a gente tudo que há de bom na união entre sustentabilidade e construção civil? Conhece outras pessoas que também precisam dessa informação?

Envie esse texto nas suas redes sociais e compartilhe com seus grupos de amigos interessados no WhatsApp.

By | 2021-03-16T15:58:55-02:00 16/03/2021|Construção|