fbpx

Tela soldada nervurada ou malha: quando utilizar cada uma delas?

Em obras de construção civil, ainda na fase inicial, é necessário montar estruturas de aço para garantir resistência, durabilidade e, claro, qualidade para o trabalho. Você sabe qual a função de cada tipo de estrutura e para que situação cada uma delas é mais indicada? É disso que vamos falar neste artigo. 

Uma das possibilidades, disponível na Udiaço, é a tela soldada nervurada, que é muito utilizada em diversas construções. Ela é formada por uma estrutura pré-fabricada com fios de aço 60, nervurados, que oferece altíssima resistência aos seus projetos. Para montá-la, os fios de aços são sobrepostos e soldados entre si em todos os pontos de cruzamento. 

Um dos seus benefícios é justamente a utilização do aço nervurado na sua montagem, pois esse material proporciona grande aderência do concreto nas estruturas de obras, muros, paredes, calçadas, lajes e pisos, garantindo espaçamento uniforme dos fios e segurança na ancoragem. Essa tecnologia previne rachaduras e outros problemas que poderiam ser gerados no futuro. Os fios de aço são dispostos automaticamente em formato de cruz e soldados, com alta precisão, formando as telas quadradas.

A solda das telas é feita em máquina automáticas pelo processo de eletrofusão, que consiste no superaquecimento e alta pressão nos cruzamentos dos vergalhões, proporcionando o caldeamento dos mesmos em uma união eficaz.

Esse tipo de estrutura é empregado com maior frequência em lajes e pisos de concreto armado, pois torna o trabalho de montagem e concretagem mais rápido e eficiente, reduzindo a necessidade de cortes e dobramento – o que evita riscos de ocorrerem rachaduras. Seu uso previne perdas por desbitolamento e ainda dispensa o uso de arame de amarração, trazendo economia e maior rapidez à construção. Além disso, a tela soldada nervurada também é indicada para confeccionar as armaduras internas de muros, paredes, calçadas, lajes e pisos estruturais pré-moldados. A tela soldada nervurada é comercializada na Udiaço em painéis. 

Outro tipo de estrutura comum é a chamada malha, que costuma ser aplicada em projetos de engenharia de pequenas obras residenciais e comerciais. Ela garante maior rapidez e menos imprevistos, como trincas e fissuras. Basicamente, a malha também é uma tela soldada pré-fabricada. Mas ela é construída a partir de fios de aço CA-60 nervurados, transversais e longitudinais, sobrepostos e soldados em todos os pontos de cruzamento. Existem quatro tipos de malha, todas com tamanho de 2 x 3 metros: 

Malha leve: É uma malha com distanciamento entre os fios de 20 x 20 cm, com vergalhão CA-60 de 3,4mm. Seu uso é indicado na construção de lajes pré-fabricadas ou treliçadas de cobertura, em contrapisos e também em calçadas. 

Malha média: Aqui o distanciamento entre os fios é reduzido para 15 x 15 cm, igualmente com vergalhão CA-60, de 3,4 mm. Aplicação indicada para lajes pré-fabricadas ou treliçadas de pisos de residências e placas pré-moldadas para execução de muros. 

Malha reforçada: É uma malha montada com o mesmo distanciamento anterior (15 x 15 cm), o mesmo vergalhão (CA-60), mas com fios de maior espessura: 4,2 mm. Seu uso é recomendado em pisos de concreto de residências, escritórios, quadras, garagens e estacionamentos. 

Malha pesada: Nesse modelo, a malha vem com um distanciamento ainda menor entre os fios (10 x 10 cm), com vergalhão CA-60 de 4,2 mm. Ela deve ser utilizada na construção de piscinas, pisos de concreto para postos de gasolina ou depósitos, por exemplo – situações com maior risco e que exigem ainda mais resistência e segurança da estrutura pré-moldada. 

Os técnicos da Udiaço são treinados para fornecer aos clientes todas as informações sobre a melhor opção para cada tipo de obra, mas é recomendável seguir os cálculos de resistência feitos por um projetista de construção civil.

By | 2020-08-21T12:50:19-03:00 21/08/2020|Construção|