fbpx

Udiaço Informa: Tudo o que você precisa saber sobre o Coronavírus

Tudo o que você precisa saber sobre o Coronavírus

No final de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde tomou conhecimento de vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na China. A princípio não se tinha informações suficientes sobre o vírus, mas com o passar dos dias, as autoridades confirmaram a identificação de um novo coronavírus.

O que é o coronavírus?

Até o momento, o que se sabe é que o Coronavírus, ou atualmente chamado como Covid-19, é um vírus que causa infecções respiratórias.

 

Veja aqui como o vírus é transmitido

Ao que se sabe, o vírus é transmitido pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, por exemplo:

  • Saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Aperto de mão;
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguidas de contato com a boca, olhos ou nariz.

Até o momento, o coronavírus apresenta transmissão menos intensa que o vírus da gripe e seu período médio de incubação é de 5 dias, com intervalos que chegam a 12 dias, período este em que os primeiros sintomas levam para aparecer desde o contágio.

A transmissão da doença ocorre em até 7 dias após o início dos sintomas, mas dados preliminares apontam que a transmissão da doença pode ocorrer mesmo sem o aparecimento de qualquer sinal ou sintoma da doença.

 

Últimas notícias do Coronavírus no Brasil

 

  • Países ao redor do mundo tomam medidas para frear o vírus;
  • Olimpíada de Tóquio é adiada para 2021 como forma de proteger os atletas;
  • Somente Farmácias e Supermercados estão autorizados a funcionar;
  • Setores da Construção Civil seguiram trabalhando normalmente;
  • Realização de exames de detecção ao coronavírus iniciará nesta Quarta-feira (25/03/2020).

 

Quais medidas de prevenção ao Coronavírus devo ter?

Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar bem as mãos com água e sabão, e de preferência, utilizar toalhas de papel para secá-las.

Além do sabão, outro produto indicado para higienizar as mãos é o álcool gel, que também serve para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas, etc.

Para a limpeza doméstica recomenda-se a utilização dos produtos usuais, dando preferência para o uso da água sanitária (em uma solução de uma parte de água sanitária para 9 partes de água) para desinfetar superfícies.

Utilizar lenço descartável para higiene nasal é outra medida de prevenção importante. Deve-se cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Também é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.

Além disso, as máscaras faciais descartáveis devem ser utilizadas por profissionais da saúde, cuidadores de idosos, mães que estão amamentando e pessoas diagnosticadas com o coronavírus.

Também é importante que as pessoas comprem antecipadamente e tenham em suas residências medicamentos para a redução da febre, controle da tosse, como xaropes e pastilhas, além de medicamentos de uso contínuo.

Produtos de higiene também devem ser comprados e armazenados como uma medida de prevenção. No caso das crianças, recomenda-se que os pais ou responsáveis, adquiram fraldas e outro produtos em uma maior quantidade para que se evite aglomerações em supermercados e farmácias.

 

Tratamento contra o Coronavírus

Até o momento não se tem um tratamento especifico para o caso Coronavírus, sendo indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para o alivio dos sintomas, conforme cada sintoma apresentado pelo paciente, veja:

Em caso de dor e febre – o recomendado é que se faça o uso de antitérmico e analgésicos.

Já para quem apresentar tosse e dor de garganta – é indicado o uso de umidificador e inalador.

É importante lembrar que caso apresente algum sintoma, é fundamental que se procure imediatamente um médico para confirmar o caso e assim iniciar o tratamento.

Ainda não se pode dizer que há uma vacina para a doença, mas com a ajuda de pesquisadores, médicos e a tecnologia, acredita-se que muito em breve a cure seja descoberta.

 

Quais os cuidados que devo tomar para prevenir o contagio?

O Ministério da Saúde orienta que se tome cuidados básicos para reduzir o risco de contrair ou transmitir a infecção, dentre esses cuidados estão:

 

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete líquido por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes;
  • Ficar em casa quando estiver doente;
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Para os profissionais da saúde as medidas são padrão, fazendo a utilização de máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.

Como prevenir o contágio ao Coronavírus – FONTE: Ministério da Saúde

Este conteúdo é para salientar que apesar de todas as medidas adotadas pelo governo, não há necessidade de pânico. Pois o coronavírus é fácil de se evitar, sendo necessário apenas aumentar os cuidados e hábitos de higiene.

A Udiaço pensa sempre no melhor para você, e por isso pedimos que se mantenha em sua casa durante este período estipulado.

Aproveite para colocar as tarefas de casa em dia, ler nossos conteúdos de blog e acompanhar nossas redes sociais.

Iremos publicar conteúdos para te ajudar a superar este momento em que o país vive, se mantendo saudável até que a rotina tradicional volte.

 

Você sempre encontrará uma Udiaço perto de você.

Acesse nosso site e fique atento em nossas redes sociais, Facebook e Instagram para mais dicas de como se cuidar neste período de quarentena.

Unidades:

São Paulo – tel (11) 4189-9144

São Carlos – tel (16) 3363-2020

Guarujá – tel (13) 3344-3333

By | 2020-03-25T17:27:51-03:00 25/03/2020|Construção, Eventos|