fbpx

Saiba como evitar o desperdício de materiais na sua obra

O desperdício de materiais ainda é um dos grandes obstáculos a serem superados pelo setor de construção civil no Brasil. Quando se fala em desperdício de materiais, não estamos falando apenas de entulho, mas sim da perda de recursos devido à má aplicação ou erros de planejamento.

Graças à sua representatividade econômica no Brasil, o setor possui números expressivos, e isso inclui os índices de desperdício de material, que são bastante altos. Essas perdas implicam em toda a obra, pois podem comprometer o orçamento, a qualidade e o prazo do serviço, além de gerar retrabalho.

Dentre os materiais mais desperdiçados estão as sobras de madeira, aço, tijolos, cimento e areia, que geralmente são entulhos de fácil detecção. Porém, na maioria dos casos essas perdas não são contabilizadas, gerando gastos excessivos, tanto financeiros quanto de materiais.

Além disso, o desperdício de materiais traz graves consequências ao meio ambiente, pois leva a indústria a produzir mais que o necessário. Na fabricação do cimento, por exemplo, gera-se gás carbônico, um dos grandes causadores do efeito estufa. Ou seja, além do prejuízo financeiro e do atraso da obra, também existe o prejuízo para o planeta como um todo.

Por outro lado, existem várias formas de evitar que este desperdício aconteça. O aço, por exemplo, é um material totalmente reciclável e seus resíduos podem ser reutilizados na fabricação de um novo aço com perda zero de qualidade e reduz consideravelmente os impactos ambientais e diminui o consumo de eletricidade em até 80%.

Pensando na economia de materiais e na redução dos impactos ao meio ambiente, empresas de gestão ambiental se encarregam do recebimento e direcionamento correto do aço a ser reciclado e reutilizado como material novo. 

No caso específico dos vergalhões de aço, as construtoras têm preferido adquirir este material na forma de cortado e dobrado, conforme as dimensões e formatos do projeto, evitando assim perdas no recorte das barras no comprimento comercial de 12 metros. Os Centros de Distribuição de aços para construção civil utilizam rolos de aço de 3.400 kg, onde o descarte é praticamente zero.

Armazenar os materiais corretamente também pode ajudar quando se trata de evitar desperdício. Uma armazenagem correta garante a qualidade e principalmente a vida útil dos materiais, visto que alguns são mais sensíveis que outros e merecem atenção redobrada para não perderem suas propriedades. Cimento e argamassa, por exemplo, devem ser guardados em ambientes secos e ventilados.

Para reduzir o desperdício, opte pela melhoria dos projetos, especificações, armazenamento e utilização dos materiais. Feito isso, será possível otimizar custos e prazos, além de garantir a qualidade e segurança da sua obra.

By | 2021-05-06T14:01:44-03:00 06/05/2021|Construção|