Depois que o cliente fechou o orçamento com o vendedor, é hora da nossa equipe de planilhamento assumir o projeto, fazendo as devidas leituras para que as peças de corte e dobra ou armadas sejam calculadas respeitando o pedido correto. Cada planilhador é responsável pela coordenação de uma obra, a qual ele deverá interpretar o projeto e entender as suas etapas, desde a fundação até a cobertura, seja de um edifício ou de uma casa comum.
Sem este trabalho, seria quase impossível atender nossos clientes com precisão e qualidade que só a Udiaço oferece. Weslei Lopes, desenhista projetista mecânico, conosco desde 1997, relembra como o departamento começou.
“Eu cheguei na Udiaço como encarregado de produção. Na época, não existia planilhamento porque a demanda era pequena. Para se ter uma ideia, as etiquetas eram feitas a mão”.
Segundo Weslei, o setor teve início entre 1998 e 1999, mas só se especializou após 2002, quando o número de demandas para os produtos de corte e dobra começou a tomar proporção. Naquele tempo, a meta da empresa girava em torno de 350 toneladas; hoje os números saltaram exponencialmente.
“A cada meta superada eu gosto de brincar com o Hélio, porque, no passado, ele dizia que não queria nem imaginar se a empresa daria conta de dobrar a meta de 350 tons e hoje, veja como estamos”.
Esse crescimento só foi possível graças ao investimento da Udiaço em pessoas e tecnologias para que o planilhamento se tornasse o cérebro da empresa. Nesta divisão, Elaine e Joelma são responsáveis pelo planilhamento dos produtos armados, enquanto Adriano, Alan, Felipe, João, Matheus, Rogério e Weslei cuidam de projetos de corte e dobra.
A harmonia do time é tanta que Weslei relata esse ser o grande diferencial para que o trabalho saia exatamente como o cliente pediu, afirmando que atualmente enfrenta-se apenas um desafio.
“O mais difícil hoje acredito que seja negociar com o cliente a data de entrega. Nosso volume de demandas é tamanho que precisamos entender as necessidades de cada cliente para conseguir alinhar as prioridades e cronogramas de cada um. É dessa forma, negociando abertamente, que damos conta de atender com a mesma qualidade todos que chegam até a Udiaço”.